A- A A+ |

Na tarde desta quarta-feira (05/01), o governador Camilo Santana convocou todos os prefeitos do Ceará, além de secretários municipais de saúde, para discutir ações que possam prevenir e reverter o crescente aumento de casos de Covid-19 e Influenza A no estado. O encontro contou com quase 250 participantes. Entre eles, o chefe do gabinete da Prefeitura, David Duarte, a secretária municipal da Saúde, Regina Carvalho, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário estadual da Saúde, Marcos Gadelha.

Em sua fala, Camilo Santana reforçou a importância da aplicação das duas doses da vacina contra a Covid-19, mas, especialmente, da dose de reforço (terceira dose). Afirmou ainda que o Governo do Estado irá enviar mais testes e kits antivirais aos municípios.

Durante o encontro, foi apresentado o aumento na procura por atendimento em unidades de saúde. Os casos de internação por sintomas gripais vêm aumentando rapidamente. Já os novos casos de Covid-19 vêm se apresentando de forma mais leve. Neste caso, o fato é atribuído à vacinação, que diminui casos graves e, consequentemente, internações.

Após a reunião, David Duarte e Regina Carvalho convocaram o Escritório de Crise Covid-19 para traçar estratégias de prevenção e atendimento à população. A orientação é que o município siga os novos protocolos e todas as recomendações das autoridades sanitárias.

O prefeito Ivo Gomes determinou a criação do Centro de Triagem e Testagem Rápida de Síndromes Gripais, que irá funcionar no Hospital Dr Alves nos próximos dias.

Instagram
YouTube