A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), está executando ações da Semana do Bebê nos territórios. Nessa terça-feira (19/06), o Cras Mimi Marinho e o Centro de Educação Infantil Jacyra Pimentel receberam a oficina “Mini Chef”, ministrada pela supervisora do Núcleo de Segurança Alimentar da Sedhas, Ligiane Viana. Na ocasião, as crianças aprenderam uma receita saudável e nutritiva de brigadeiro de banana.

Os Cras Ir. Oswalda, Dom José e Mimi Marinho realizaram encontros de cuidadores do Programa Criança Feliz. No Ir. Oswalda, a equipe executou dinâmicas sobre o cuidado com pessoas que cuidam de crianças ou idosos, chamados de “cuidador”. Houve ainda palestra com o psicólogo que atua no território, Claudio Neto, da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

O Cras Dom José realizou uma oficina de shantala e palestra interativa sobre o tema da Semana do Bebê “Cuidando de quem cuida do futuro”, com João Mota, terapeuta comunitário e coordenador da Pastoral da Criança da Diocese de Tianguá. Já o Cras Mimi Marinho e o CEI Maria Luciana (Parque Santo Antônio) reuniram suas equipes e realizaram um encontro com cuidadores, visitadores e familiares dos bebês. Na ocasião, houve apresentação do Grupo Vivarte (Forquilha) e contação de uma história sobre a importância de cuidar do cuidador.

O Cras Regina Justa (Vila União e adjacências) promoveu um circuito de terapia familiar nas práticas construtivas. As atividades ocorreram simultaneamente no Cras, nos Centros de Saúde da Família e nos CEI's do território (Dolores Lustosa, Terezinha de Jesus, Vicente Pereira - Boqueirão, Dinorah Gondim e Domingos Olímpio). Os profissionais dos serviços receberam capacitação da gerente do CSF Vila União, Minda Oliveira para multiplicarem as oficinas, cujo objetivo é realizar o cuidado com os familiares, em acordo com o tema da semana. O Cras realiza ainda rodas de conversa sobre "Afetividade na primeira infância", ministradas pela psicóloga do serviço, Samilha Clédina, nos CEI's do território.

"Essas atividades estão sendo executadas pensando na perspectiva do tema, que é 'Cuidando de quem cuida do futuro', em vista de que a rotina, às vezes, não permite que o cuidador tire um tempo para se cuidar. Ao mesmo tempo, as ações são momentos para fortalecer o vínculo, a afetividade com o bebê", destaca o gerente de Programas e Projetos da Sedhas, Paulo Guimarães.

 

Facebook
YouTube