Programas, Projetos e Serviços

  • CREAS
  • LEVARTES
  • CRAS
  • PRONATEC
  • PROJETO TÔ NA ÁREA
Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza
Terça, Jun 04 2013

José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Veveu, é filho do amor do Dr. Luciano de Arruda Coelho e da Dra. Maria do Carmo Carvalho de Arruda Coelho. Nasceu em Sobral, em 26 de maio de 1958. De seu casamento com Maria Izolda Cela de Arruda Coelho nasceram Hilda, Luisa, Clara e Pedro.


Estudou na escola da Dona Maria José Carneiro, no Colégio Sobralense e na Universidade Federal do Ceará. 

Em Sobral foi Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Sobralense, foi um dos responsáveis pelo jornal Quinzena Estudantil e ajudou a criar a Pastoral da Juventude da Diocese de Sobral.


Em Fortaleza foi protagonista da luta pelas liberdades democráticas. Foi vice-presidente da primeira diretoria do Diretório Central dos Estudantes da UFC e depois foi presidente da entidade. Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil, ainda clandestino, e destacou-se na luta pela anistia, pela reforma agrária, pela reforma partidária e pela redemocratização do país.


Em 1982 veio trabalhar em Sobral como advogado e professor da UVA.Retomou suas relações com a Igreja, principalmente com o Movimento do Dia do Senhor e as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs.
Em 1988 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores sendo eleito vereador em 1992, quando cumpriu um mandato inovador na política sobralense.


Em 1997 a convite de Cid Gomes, então Prefeito de Sobral, assumiu a Secretaria da Cultura e estabeleceu um marco definitivo na cidade ao conquistar o tombamento do centro histórico pelo Patrimônio Nacional.

 

Em 2004 foi eleito vice-prefeito de Sobral, na chapa liderada pelo Prefeito Leônidas Cristino, que seria reeleita em 2008. Como vice-prefeito inovou mais uma vez ao assumir a coordenação de projetos especiais da administração sobralense. Em 2009 assumiu a Superintendência do IPHAN no Ceará.


Integrou a Coordenação das duas campanhas do governador Cid Gomes, em 2006 e 2010. Nas duas ocasiões conduziu a elaboração do Plano de Governo e na Articulação com a Sociedade Civil, consolidando o seu prestígio com segmentos sociais do Estado e com o governador Cid Gomes.


Agora, Veveu assume, com a confiança da população e das lideranças políticas sobralenses, os destinos de sua cidade para fazer avançar o ciclo de transformações conduzido por Cid e Leônidas.