Últimas Notícias

Juventude



Eventos

Coordenadoria da Juventude
Terça, Jun 04 2013

A Universidade Federal do Ceará com apoio da Prefeitura de sobral, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), realizará, nessa sexta-feira, dia 7, no auditório central da UEVA, o Seminário Impactos da Desertificação, sobre a Agricultura Familiar em Sobral.

O seminário pretende chamar a atenção dos agricultores familiares, das autoridades municipais e dos estudiosos da desertificação para reduzir esse processo, e propor soluções simples e eficazes no combate à degradação do solo, da vegetação, dos recursos hídricos, da biodiversidade,e, acima de tudo, da qualidade de vida das populações afetadas.

De acordo com estudiosos, as queimadas, o desmatamento desordenado, o extrativismo da madeira, o uso intensivo do solo, na agricultura castigam as áreas de semi-árido, tornando-as mais sujeitas à desertificação.

Entre os objetivos a serem alcançados durante os debates estão: a promoção da conscientização da existência e proximidade do processo de desertificação; promover a aproximação dos alunos dos cursos de graduação com os agricultores familiares e apontar possíveis soluções, na criação de políticas públicas, para reverter o processo de desertificação.

O seminário contará com a participação da Secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto; do Doutor em Zootecnia Fabiano de Carvalho, que abordará o tema “Manejo da Caatinga x Desertificação; de Rafael Tonucci, também doutor em Zootecnia, que tratará do assunto “Serviços Ambientais no Combate à Desertificação”, e do agricultor  Sebastião da Silva, que trabalha com sistema agroflorestal e venda de polpas de frutas na serra da Meruóca, além de outras presenças.

Terça, Jun 18 2013

Foi realizado no Instituto Ecoa, no dia 8, com apoio da Prefeitura de Sobral, através da Coordenadoria de Juventude, a 4ª Noia Cultural, projeto realizado pela Central Única das Favelas (Cufa-Sobral), que tem como objetivo valorizar e dar visibilidade e oportunidade aos artistas locais, além de proporcionar um momento de lazer para a juventude.

As apresentações artísticas ficaram por conta dos grupos: Gang das Bonecas; Grupo de Teatro do Jordão; Samba Roque; Fênix de Mucambo; Qui Delicia; Conexão Swingueira; Cia de Dança Ethos; Sigilo Style Crew; VM na Rima, e AM Models.

O público que foi prestigiar o evento, ainda assistiu ao festival “Sobral na Rima”, com a participação dos melhores grupos de Rap da região norte, entre eles: Mc Pinto, Rla, Mh, Conexão Resgate, Lil San e Joel Mano Rap.

Terça, Jun 18 2013

Entre os dias 3 e 9 de junho, Sobral recebe o EntrePontos 2013 – Programa Integrado para os Agentes de Cultura do Ceará. O encontro acontece também em Tauá e mais duas cidades do interior cearense, que sediam uma série de quatro encontros para o público interessado em gestão cultural. A formação é um dos eixos estruturantes da Feira da Música, evento anual que assume agora um novo formato: um Programa continuado de ações por todo o ano, e não mais apenas um evento.

O objetivo do EntrePontos é contribuir para a qualificação e fortalecimento do setor cultural, através da integração e formação das pessoas envolvidas na gestão, desenvolvimento e administração de empreendimentos culturais. É direcionado para artistas, músicos, produtores, técnicos, gestores culturais, empresários, estudantes e demais interessados em linguagens artísticas e áreas afins.

Durante uma semana, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos em rodas de conversa e grupos de trabalho divididos em três áreas: Produção Cultural e Gestão de Coletivos, Técnica em Eventos e Comunicação. A programação também inclui rodas de conversa com convidados para discutir assuntos como georreferenciamento, micro-crédito, empreendedorismo individual e gestão da Cultura e de coletivos.

No primeiro semestre do ano, o EntrePontos é realizado nas cidades de Tauá e Sobral, em maio e junho respectivamente. Já em setembro e outubro mais dois municípios do interior cearense, ainda em definição, sediarão o projeto.

O EntrePontos é gratuito, e realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), Casa Fora do Eixo Nordeste e Universidade Livre Fora do Eixo, com parceria da Prefeitura de Sobral, através da Coordenadoria de Juventude, e do Coletivo Ocuparte, além do apoio do Governo do Estado.

O encerramento das atividades, no sábado, dia 8, contará com um laboratório prático: a realização de um evento cultural onde os participantes poderão aplicar, na prática, o conhecimento adquirido durante a semana.

Boletim da Juventude

Técnicos e agricultores familiares discutem em seminário sobre os impactos da desertificação

04 Junho 2013
Técnicos e agricultores familiares discutem em seminário sobre os impactos da desertificação

A Universidade Federal do Ceará com apoio da Prefeitura de sobral, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), realizará, nessa sexta-feira, dia 7, no auditório central da UEVA, o Seminário Impactos da Desertificação, sobre a Agricultura Familiar em Sobral. O seminário pretende chamar a atenção dos agricultores familiares, das autoridades municipais e dos estudiosos da desertificação para reduzir esse processo, e propor soluções simples e eficazes no combate à degradação do...

Prefeitura de Sobral apoia a IV Conferência Infanto-Juvenil

18 Junho 2013
Prefeitura de Sobral apoia a IV Conferência Infanto-Juvenil

Na sexta-feira, 14, alunos e professores do Ensino Fundamental I e II, realizaram a IV Conferência Infanto-Juvenil, na Escola Municipal Paulo Aragão. O evento teve como objetivo conscientizar as crianças a respeito de questões ambientais. Os alunos desenvolveram uma rica programação com atividades que mobilizaram toda a escola, coordenadores, professores e a comunidade, todos empenhados no trabalho de despertar a cidadania dos alunos, especialmente, no cuidado com o meio ambiente e preservação da água. A programação encerrou com apresentações de música,...

Município realiza um série de reuniões estratégicas de combate ao Crack e outras drogas

18 Junho 2013
Município realiza um série de reuniões estratégicas de combate ao Crack e outras drogas

O Chefe de Gabinete do Município, Luciano Arruda, se reuniu, nessa quarta-feira,12, com o vereador Estevão Ponte, representantes das secretarias da Saúde, Educação, Combate a Extrema Pobreza e Coordenadoria da Juventude, para a união de forças no combate ao uso do Crack e outras drogas. Luciano Arruda já havia recebido o vereador, no início deste mês, para discutirem as primeiras ações a serem realizadas no Município, com base no projeto “Sobral, todos unidos contra o Crack”, de autoria de Estevão Ponte. O...

Encerrada em Sobral mais uma edição do EntrePontos

18 Junho 2013
Encerrada em Sobral mais uma edição do EntrePontos

A Prefeitura de Sobral, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, em parceria com a Casa Fora do Eixo Nordeste, realizou, entre os dias 3 e 9 deste mês, o EntrePontos, com uma semana de formação na área da música. Os cursos e oficinas, que certificaram cerca de 50 jovens, foram ministrados na Casa da Cultura, Faculdades INTA e Instituto ECOA. Ao longo da semana os participantes adquiriram novos conhecimentos, em rodas de conversa e grupos de trabalho...

CUFA realiza 4ª Noia Cultural

18 Junho 2013
CUFA realiza 4ª Noia Cultural

Foi realizado no Instituto Ecoa, no dia 8, com apoio da Prefeitura de Sobral, através da Coordenadoria de Juventude, a 4ª Noia Cultural, projeto realizado pela Central Única das Favelas (Cufa-Sobral), que tem como objetivo valorizar e dar visibilidade e oportunidade aos artistas locais, além de proporcionar um momento de lazer para a juventude. As apresentações artísticas ficaram por conta dos grupos: Gang das Bonecas; Grupo de Teatro do Jordão; Samba Roque; Fênix de Mucambo; Qui Delicia; Conexão Swingueira; Cia de...

Sobral sedia por toda esta semana o EntrePontos 2013

18 Junho 2013
Sobral sedia por toda esta semana o EntrePontos 2013

Entre os dias 3 e 9 de junho, Sobral recebe o EntrePontos 2013 – Programa Integrado para os Agentes de Cultura do Ceará. O encontro acontece também em Tauá e mais duas cidades do interior cearense, que sediam uma série de quatro encontros para o público interessado em gestão cultural. A formação é um dos eixos estruturantes da Feira da Música, evento anual que assume agora um novo formato: um Programa continuado de ações por todo o ano, e não...

Projeto Vida realizará mais uma edição do Semearte

17 Outubro 2013
Projeto Vida realizará mais uma edição do Semearte

Com o apoio da Prefeitura de Sobral, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, o Projeto Vida nas Teias da Cultura promove, no sábado, 19 de outubro, no Centresum, mais um Semearte. O evento é voltado para adolescentes e jovens acompanhados pelo projeto e nesta edição terá como temática ‘‘Sonhos e revoluções das juventudes na contemporaneidade’’. Na ocasião, será feito um estudo sobre o Estatuto da Juventude, sancionado neste ano, uma conquista recente das articulações dos movimentos e organizações...

Prefeitura promove a I Semana Municipal do Adolescente de Sobral

17 Outubro 2013
Prefeitura promove a I Semana Municipal do Adolescente de Sobral

A Prefeitura Municipal de Sobral, através do Projeto Flor do Mandacaru, em promove, entre os dias 16 e 22 de outubro de 2013, a I Semana Municipal do Adolescente. O objetivo é evidenciar os serviços que cada secretaria desenvolve direcionado para esse público, envolvendo toda a rede existente no Município. As atividades terão início dia 16/10 no Parque da Cidade, onde acontecerá um show cultural, a partir das 18h. No local haverá tendas mostrando os serviços disponíveis aos adolescentes em Sobral,...

SFbBox by afl odds