Quarta, 06 Dezembro 2017 15:09

Delegação da Etiópia conhece experiências do SAAE e do Sisar em Sobral Destaque

A cidade de Sobral, na zona Norte do Ceará, recebeu na terça-feira, 5 de dezembro, uma delegação da Etiópia composta por três representantes do Governo, quatro do UNICEF e dois do Programa de Administração de Assuntos de Refugiados, em missão técnica e intercâmbio de experiência nas áreas de saneamento e de infraestrutura hídrica. Foram feitas apresentações sobre o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em outra etapa, o grupo conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto do Residencial Nova Caiçara.

A visita em Sobral teve início às 8h, com a coordenação do diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez. Entre os presentes, esteve a coordenadora de Saneamento Urbano do Ministério de Irrigação, Água e Eletricidade, do Governo da Etiópia, Shewanesh Demeke Weldemeskel. O coordenador do Sisar em Sobral, Adauto Alves, fez um relato sobre o abastecimento de água nas comunidades rurais, onde os próprios moradores operam o sistema.

Em seguida, houve apresentação sobre o funcionamento do SAAE, Autarquia municipal criada em 1961, que trabalha com tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário. A exposição foi feita pelo diretor presidente, Marcos Martins Santos, que falou também sobre os projetos hídricos na região; as características do semiárido brasileiro e de Sobral, apresentando dados socioeconômicos do município. Ele esteve acompanhado do diretor operacional, Edmundo Rodrigues Júnior; do gerente de Água, Valney Oliveira; e do gerente de Esgoto, Maurício Aguiar.

A visita teve prosseguimento no Residencial Nova Caiçara, construído através do Programa Minha Casa, Minha Vida, numa parceria entre a Prefeitura de Sobral, Governo do Ceará e o Governo Federal. O grupo conheceu todo o sistema da Estação de Tratamento de Esgoto do SAAE no Residencial Nova Caiçara, que atende a mais de três mil apartamentos, com uma população estimada em cerca de 13 mil habitantes.

Programação no Ceará

A agenda da comitiva da Etiópia no Ceará começou na segunda-feira, 4, em Fortaleza, com reuniões com a Cagece, FUNASA e COGERH. Depois de Sobral, na tarde de terça-feira, 5, o grupo seguiu para comunidades atendidas pelo Sisar nos municípios de Forquilha e Santana do Acaraú.  Para quarta-feira, 6, estão programadas atividades em Itapipoca e Paraipaba.

A visita ficará encerrada em Fortaleza, nos dias 7 e 8, com reuniões na Secretaria das Cidades, na Cagece e na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

(Foto – Diretor Presidente Marcos Martins Santos falou sobre os serviços ofertados pelo SAAE)

Sobral (CE), 5 de dezembro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral