Segunda, 09 Outubro 2017 13:39

Grupo gestor do SAAE de Sobral participa de oficina sobre liderança e clima organizacional Destaque

O grupo gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) participou, na manhã de 5 de outubro, de uma oficina sobreliderança e clima organizacional, abordando questões como relacionamento interpessoal e assédio moral. A iniciativa foi do Serviço Social do SAAE, da Gerência de Gestão de Pessoas, em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Participaram o diretor presidente, Marcos Martins Santos; o diretor administrativo-financeiro, Everardo de Sousa Ferreira; assessores e os gerentes lotados na Diretoria Administrativa e na Diretoria Operacional.

Na abertura dos trabalhos, às 9h, a assistente social Nayana Rios falou sobre os objetivos do evento e a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, que acontecerá de 17 a 23 de outubro, em todos os departamentos. Destacou outras atividades, como a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a comemoração do Dia do Servidor, ações também programadas para este mês, respectivamente nos dias 10 e 28.

A psicóloga Susana Maciel Pinto coordenou a Oficina Exercícios de Liderança. A metodologia desenvolvida foi voltada para aprofundamento e construção de um plano de trabalho, reforçando a importância de aproximar as pessoas, reconhecer os erros e dificuldades, planejar como superar os obstáculos, internalizar aprendizados e estabelecer ritmo e velocidade nos desdobramentos durante todo o processo.

Gestão

Durante a oficina, no auditório do CEREST, Marcos Martins Santos fez uma avaliação dos 10 meses à frente do SAAE, enfatizando os desafios e, ao mesmo tempo, o esforço e compromisso da equipe com uma gestão compartilhada. Anunciou algumas medidas em andamento, com novos focos de atuação, como os projetos de financiamento externo e a reforma administrativa, com novas diretorias e gerências. “O SAAE precisa se tornar prestador de serviço de qualidade, de excelência. Trabalhamos com a saúde e o bem-estar das pessoas”, disse o diretor presidente.

Ele enfatizou a necessidade de engajamento de todo o grupo gestor, no momento, para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, que proporcionará uma análise da satisfação dos colaboradores, das dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho e dos fatores motivacionais, como otimização da força de trabalho, práticas de liderança, acessibilidade ao conhecimento e sentimento de pertença. Marcos Martins Santos também ressaltou a importância da CIPA, que considera “o braço da Administração para cuidar da saúde e da vida das pessoas”.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

MyLiveChat