O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realiza por dia uma média de quarenta desobstruções de esgoto. A Autarquia tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, mas reforça que a colaboração da população é importante para evitar vazamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, causando prejuízos materiais, transtornos e doenças. Os problemas de entupimento e retorno de esgoto se agravam no período de chuva.

 Todos os dias os servidores do SAAE retiram grande quantidade de lixo e materiais inadequados lançados na rede de esgoto. São absorventes íntimos, preservativos, sacolas, copos plásticos, garrafas pets, brinquedos, roupas, papel higiênico, cabelo, cotonetes, fio dental, embalagens, restos de alimentos, tijolos e resíduos de obra civil. Outro agravante é a grande quantidade de óleo de cozinha, que, em contato com outros produtos, transforma-se em pedaços de sabão que obstruem os encanamentos.

 Também chama a atenção o descarte de lixo, colchões de cama e até mesmo animais mortos nos poços de visita, equipamentos por onde são realizadas as inspeções na rede coletora de esgoto.

 É preciso uma mudança de comportamento. São pequenas ações que fazem grande diferença. A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos.  Rede de esgoto não é lugar de lixo!

 Sobral(CE), 12 de dezembro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

A cidade de Sobral, na zona Norte do Ceará, recebeu na terça-feira, 5 de dezembro, uma delegação da Etiópia composta por três representantes do Governo, quatro do UNICEF e dois do Programa de Administração de Assuntos de Refugiados, em missão técnica e intercâmbio de experiência nas áreas de saneamento e de infraestrutura hídrica. Foram feitas apresentações sobre o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em outra etapa, o grupo conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto do Residencial Nova Caiçara.

A visita em Sobral teve início às 8h, com a coordenação do diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez. Entre os presentes, esteve a coordenadora de Saneamento Urbano do Ministério de Irrigação, Água e Eletricidade, do Governo da Etiópia, Shewanesh Demeke Weldemeskel. O coordenador do Sisar em Sobral, Adauto Alves, fez um relato sobre o abastecimento de água nas comunidades rurais, onde os próprios moradores operam o sistema.

Em seguida, houve apresentação sobre o funcionamento do SAAE, Autarquia municipal criada em 1961, que trabalha com tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário. A exposição foi feita pelo diretor presidente, Marcos Martins Santos, que falou também sobre os projetos hídricos na região; as características do semiárido brasileiro e de Sobral, apresentando dados socioeconômicos do município. Ele esteve acompanhado do diretor operacional, Edmundo Rodrigues Júnior; do gerente de Água, Valney Oliveira; e do gerente de Esgoto, Maurício Aguiar.

A visita teve prosseguimento no Residencial Nova Caiçara, construído através do Programa Minha Casa, Minha Vida, numa parceria entre a Prefeitura de Sobral, Governo do Ceará e o Governo Federal. O grupo conheceu todo o sistema da Estação de Tratamento de Esgoto do SAAE no Residencial Nova Caiçara, que atende a mais de três mil apartamentos, com uma população estimada em cerca de 13 mil habitantes.

Programação no Ceará

A agenda da comitiva da Etiópia no Ceará começou na segunda-feira, 4, em Fortaleza, com reuniões com a Cagece, FUNASA e COGERH. Depois de Sobral, na tarde de terça-feira, 5, o grupo seguiu para comunidades atendidas pelo Sisar nos municípios de Forquilha e Santana do Acaraú.  Para quarta-feira, 6, estão programadas atividades em Itapipoca e Paraipaba.

A visita ficará encerrada em Fortaleza, nos dias 7 e 8, com reuniões na Secretaria das Cidades, na Cagece e na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

(Foto – Diretor Presidente Marcos Martins Santos falou sobre os serviços ofertados pelo SAAE)

 Sobral (CE), 5 de dezembro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

 

 

 

Ficou encerrado, na tarde de terça-feira, 28 de novembro, curso de formação para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). O treinamento, que teve início no dia 20, atendeu a Norma Regulamentadora NR-5, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Teve como objetivo a instrução técnica quanto a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

  No encerramento, o engenheiro de Segurança do Trabalho José Aroldo Menezes Costa abordou a temática doenças profissionais e do trabalho, estudo do ambiente das condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo, princípios gerais de higiene no trabalho e de medidas de controle de riscos. Em seguida, houve entrega de certificados, com participação do diretor presidente do SAAE, Marcos Martins Santos; e do diretor operacional, Edmundo Rodrigues Júnior, que ressaltaram a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

 Marcos Martins Santos anunciou algumas medidas, como a licitação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), marcada para 18 de dezembro, bem como a reforma da Estação de Tratamento de Água – ETA Sumaré, dentre outros projetos em andamento.  O presidente da CIPA, servidor Jonatan Magalhães Rodrigues, encaminhou algumas questões relacionadas com o funcionamento da Comissão.

 Curso

O curso de formação foi realizado de 20 a 24 e de 27 a 28 de novembro, com uma carga horária de 20 horas. Foram abordados diversos temas, como Capacidades sociais, organizativas e metodológicas; legislação trabalhista e previdenciária; técnicas de combate a princípio de incêndio; noções sobre Sífilis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções; técnicas de primeiros socorros; Normas Regulamentadoras relacionadas aos serviços de captação, tratamento e distribuição de água; Norma Regulamentadora NR-5; acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos da empresa.

 CIPA do SAAE

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem na sua composição 14 servidores. São representantes do empregador: os titulares Jonatan Magalhães Rodrigues (presidente), Leiliane Melo Nobre, Raimundo Nonato Portela, Ana Jéssica de Sousa dos Santos; e os suplentes Fernando Diogo Portela, Alexandre da Costa Moura e Francisco Adergildo Dias de Oliveira.

 Membros representantes eleitos pelos empregados: titulares Pedro Jorge Albuquerque Constâncio (Vice-presidente), Antônio Carlos de Sá Brandão, Francineudo Francisco Nobre Júnior, Francisco Lino de Vasconcelos Filho; e os suplentes Wildson Gonçalves do Nascimento, Hélio Rodrigues de Sousa e Francisco Rodrigues.

Foto: Diretor presidente do SAAE, Marcos Martins Santos, participou do encerramento do curso e destacou a importância da CIPA

 Sobral (CE), 29 de novembro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

 

 

Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), estão participando de um treinamento sobre o papel da Comissão no ambiente de trabalho. A programação foi aberta no dia 20, teve continuidade no dia 21 e prosseguirá no período de 22 a 24 e de 27 a 28 de novembro, no turno da tarde, no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A organização é do SAAE, através do Serviço Social, da Gerência de Gestão de Pessoas.

O curso atende a Norma Regulamentadora NR-5, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Tem como objetivo a instrução técnica quanto a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, utilizando como ferramenta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Na abertura do evento, às 14h de segunda-feira,20, a psicóloga Solange Melo, especialista em Desenvolvimento Humano, abordou a temática “Capacidades sociais, organizativas e metodológicas”, com destaque para aspectos como a automotivação.organização, trabalho em equipe e o raciocínio lógico nas diversas atividades.

Em outra etapa, atuou como facilitadora a técnica Margarida de Oliveira, da agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com apresentação de noções de legislação trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalhado. Ela falou também sobre benefícios previdenciários para acidentados.

Na terça-feira, 21, os integrantes da CIPA do SAAE receberam orientações sobre técnicas de combate a princípio de incêndio, tendo como facilitador o tenente coronel Sidney, do Corpo de Bombeiros - Sobral.

Programação

A programação prosseguirá nos dias 22, 23, 24, 27 e 28 com uma série de atividades. Os participantes do curso receberão noções sobre Sífilis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções, formas de transmissão e prevenção, com a enfermeira Margarida Magalhães, do Centro de Orientação e Atendimento Sorológico de Sobral (COAS). Em seguida, a Técnica em Segurança do Trabalho (TST) Maria Luzani Ferreira, do Intuicion Lingerie - Frecheirinha, apresentará técnicas de primeiros socorros.

Também está agendada uma palestra com o facilitador Jorge Goersch, especialista em Educação Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho (TST), sobre as Normas Regulamentadoras relacionadas aos serviços de captação, tratamento e distribuição de água. Ele abordará, ainda, a Norma Regulamentadora NR-5 / Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O Técnico em Segurança do Trabalho (TST) Amaro Santos (Votorantim, Grendene e ENEL), abordará o tema acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos da empresa; NR-10 Eletricidade, NR-12 Máquinas e Equipamentos, NR-15 Atividades Insalubres, NR-16 Atividades Perigosas, NR-17 Ergonomia, NR-21 Trabalho a céu aberto.

Engenheiro de Segurança do Trabalho, José Aroldo Menezes Costa, do CEREST, será o facilitador do curso na temática doenças profissionais e do trabalho; estudo do ambiente das condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo; princípios gerais de higiene no trabalho e de medidas de controle de riscos.

Sobral (CE), 21 de novembro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), através da Gerência de Gestão de Pessoas, realizou, na noite de 27 de outubro, festa comemorativa ao Dia do Servidor Público, marcada pela confraternização entre grupo gestor da Autarquia, funcionários e seus familiares.  A programação ocorreu no espaço Castelo Clube, do Restaurante Rancho Flash, em Sobral, com a posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), jantar, música, entrega de troféus do I Torneio de Futebol e sorteio de brindes.

O gerente de Gestão de Pessoas, Lúcio Flávio Azevedo Rodrigues, deu as boas vindas a todos os participantes da festa. Falando aos integrantes da CIPA, ressaltou a importância dessa comissão e da lisura com que foi conduzido o processo eleitoral. Em seguida, o diretor presidente, Marcos Martins Santos, parabenizou aos servidores e agradeceu a contribuição de todos no desenvolvimento de Sobral, com prestação de serviços para melhoria da qualidade de vida da população.

Ele destacou também a satisfação pela instalação da CIPA em sua gestão. Foram empossados como representantes do empregador, os titulares Jonatan Magalhães Rodrigues (Presidente), Leiliane Melo Nobre, Raimundo Nonato Portela, Ana Jéssica de Sousa dos Santos; e como suplentes, Fernando Diogo Portela, Alexandre da Costa Moura e Francisco Adergildo Dias de Oliveira.

Também  foram declarados empossados os membros representantes eleitos pelos empregados: Titulares -  Pedro Jorge Albuquerque Constâncio (Vice-presidente), Antônio Carlos de Sá Brandão, Francineudo Francisco Nobre Júnior, Francisco Lino de Vasconcelos Filho; Suplentes -  Wildson Gonçalves do Nascimento, Hélio Rodrigues de Sousa e Francisco Rodrigues.

A assistente social Nayana Rios Nunes da Silva atuou como secretária provisória, para lavrar a ata de instalação e posse da CIPA. Em reunião posterior, haverá definição do secretário e seu substituto definitivos.

O período de gestão da CIPA é de um ano (2017/2018), a contar de 27 de outubro.

Presidente da CIPA

O presidente Jonatan Magalhães Rodrigues, no discurso de posse, destacou como referencial os bons exemplos, pensamentos e atitudes de funcionários que estão “tirando água de pedra na luta por um SAAE melhor, de respeito e estima”.  Ele deixou para reflexão uma citação de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível; e, de repente, você estará fazendo o impossível”.

Falou sobre a CIPA como uma comissão paritária que atua na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores, ressaltando que a efetivação desse objetivo dependerá essencialmente do comprometimento e participação dos empregados e do empregador.

Sobral (CE), 30 de outubro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), através da Gerência de Gestão de Pessoas, realizou, no dia 10 de outubro, eleição para os representantes dos empregados na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2017/2018.  A votação ocorreu de 8h às 12h nas dependências da Diretoria Operacional, no bairro Dom Expedito; e de 14h às 18h, na Diretoria Administrativa, no centro da cidade.

 Ao todo estavam aptos a votar 133 servidores efetivos. A eleição, com dez candidatos inscritos, teve a participação de 97 servidores (72,94%), com o seguinte resultado: Pedro Jorge Albuquerque Constâncio, 19 votos; Antônio Carlos de Sá Brandão (14), Francineudo Francisco Nobre Junior (14), Francisco Lino de Vasconcelos Filho (13), Wildson Gonçalves do Nascimento (10), Antônio Hélio Alves Pereira (7), Francisco Rodrigues (6), Etevaldo Rodrigues Alves (5), Felipe Heberton de Souza Moura(5) e Michael Carneiro dos Santos (1 voto). Foram registrados dois votos em branco e um voto nulo. 

 Realizada a eleição, está definida a representação dos empregados na CIPA: Pedro Jorge Albuquerque Constâncio, Antônio Carlos de Sá Brandão, Francineudo Francisco Nobre Junior e Francisco Lino de Vasconcelos Filho (Titulares); Wildson Gonçalves do Nascimento, Antônio Hélio Alves Pereira e Francisco Rodrigues (Suplentes). Os representantes do empregador, também quatro titulares e três suplentes, serão designados pela direção da Autarquia, até a data da posse que ocorrerá no dia 17 de outubro.

 Apuração

 A apuração dos votos teve início às 18h, na Sala da Gerência de Gestão de Pessoas. Todos os candidatos foram convidados. Estiveram presentes Pedro Jorge Albuquerque Constâncio e Francisco Lino de Vasconcelos Filho.

 Os trabalhos para eleição e apuração foram coordenados por uma comissão composta pelos servidores Alexandre da Costa Mouta (Presidente), Weslla Crys Lourenço Borges (Secretária) e George Luiz Bernardo Martins.

 Sobral (CE), 11 de Outubro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 Foto: Na apuração, estiveram presentes os candidatos Pedro Jorge Albuquerque Constâncio e Francisco Lino de Vasconcelos Filho.

O grupo gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) participou, na manhã de 5 de outubro, de uma oficina sobreliderança e clima organizacional, abordando questões como relacionamento interpessoal e assédio moral. A iniciativa foi do Serviço Social do SAAE, da Gerência de Gestão de Pessoas, em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Participaram o diretor presidente, Marcos Martins Santos; o diretor administrativo-financeiro, Everardo de Sousa Ferreira; assessores e os gerentes lotados na Diretoria Administrativa e na Diretoria Operacional.

Na abertura dos trabalhos, às 9h, a assistente social Nayana Rios falou sobre os objetivos do evento e a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, que acontecerá de 17 a 23 de outubro, em todos os departamentos. Destacou outras atividades, como a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a comemoração do Dia do Servidor, ações também programadas para este mês, respectivamente nos dias 10 e 28.

A psicóloga Susana Maciel Pinto coordenou a Oficina Exercícios de Liderança. A metodologia desenvolvida foi voltada para aprofundamento e construção de um plano de trabalho, reforçando a importância de aproximar as pessoas, reconhecer os erros e dificuldades, planejar como superar os obstáculos, internalizar aprendizados e estabelecer ritmo e velocidade nos desdobramentos durante todo o processo.

Gestão

Durante a oficina, no auditório do CEREST, Marcos Martins Santos fez uma avaliação dos 10 meses à frente do SAAE, enfatizando os desafios e, ao mesmo tempo, o esforço e compromisso da equipe com uma gestão compartilhada. Anunciou algumas medidas em andamento, com novos focos de atuação, como os projetos de financiamento externo e a reforma administrativa, com novas diretorias e gerências. “O SAAE precisa se tornar prestador de serviço de qualidade, de excelência. Trabalhamos com a saúde e o bem-estar das pessoas”, disse o diretor presidente.

Ele enfatizou a necessidade de engajamento de todo o grupo gestor, no momento, para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, que proporcionará uma análise da satisfação dos colaboradores, das dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho e dos fatores motivacionais, como otimização da força de trabalho, práticas de liderança, acessibilidade ao conhecimento e sentimento de pertença. Marcos Martins Santos também ressaltou a importância da CIPA, que considera “o braço da Administração para cuidar da saúde e da vida das pessoas”.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

 

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) comunica que foi atualizado em 12,3% o valor da tarifa de água, sendo realinhados os serviços do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O percentual será aplicado no mês de outubro, para as contas com vencimento em novembro de 2017.

 A atualização dos valores das tarifas de água e esgoto visa, em parte, a reposição dos custos inflacionados. Também é necessária para fazer frente aos gastos adicionais provocados pelo reajuste dos salários dos servidores do SAAE – da ordem de 10,1% – e pela situação de escassez hídrica observada no Estado do Ceará, que aumentou os custos de captação e tratamento de água.

 Por outro lado, o reajuste objetiva garantir investimentos na melhoria da qualidade e na distribuição de água no Município e conter o consumo excessivo.

 As tarifas dos serviços de abastecimento de água de Sobral encontram-se historicamente defasadas, pelo que o SAAE vem acumulando perdas que se avolumaram durante anos, retardando investimentos e prejudicando as operações.

 Mesmo com o reajuste, Sobral ainda terá uma das tarifas mais baixas comparativamente a outros SAAEs e companhias de saneamento da região.

 As unidades consumidoras enquadradas na categoria residencial, com o consumo mensal de água menor ou igual a 10m³ (dez metros cúbicos), com as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal - consideradas “Residencial Social” - não sofrerão reajuste. Também não serão reajustadas as tarifas para ligações novas de água e esgoto.

 O SAAE está trabalhando para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

 Sobral (CE), 02 de Outubro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

Foto: Estação de Tratamento de Água (ETA) Sumaré

 

Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) participaram na manhã de terça-feira, 26 de setembro, na Diretoria Operacional, de uma palestra sobre como tratar os resíduos sólidos, com a destinação final ambientalmente adequada. O diretor Edmundo Rodrigues falou sobre a importância das orientações.

A palestra foi ministrada pela assistente técnica Cirliane Viana, da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos do Município, que fez esclarecimentos sobre a destinação final dos resíduos gerados pelos serviços do SAAE. Ela esteve acompanhada do coordenador de Serviços Públicos, João Paulo de Sousa.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

 
O diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), Marcos Martins Santos, participou de uma reunião no dia 22 de setembro, às 17h30min, na sede da Associação Comunitária dos Moradores do Sítio Contendas, distrito de Jordão. O objetivo foi ouvir as reivindicações e falar sobre as providências para resolver o problema da falta de água na localidade. Ele esteve acompanhado do diretor operacional, Edmundo Rodrigues e do gerente de Água, Valney Oliveira.

Marcos Santos fez uma exposição sobre as várias questões do abastecimento de Sobral, destacando a situação da Serra do Rosário. “O município todo tem algum tipo de problema com água. Temos o compromisso de melhorar nossa prestação de serviços. Contendas, Baracho, São Francisco e Jordão estão incluídos em nossas ações”, garantiu o presidente.

Em seguida, ele enfatizou os trabalhos que o SAAE realiza para levar água para a região, especialmente para o Sitio Contendas, através de poços profundos e de carro-pipa, uma vez que a região não dispõe de um açude. O diretor operacional, Edmundo Rodrigues, explicou, por sua vez, que o sistema de abastecimento da comunidade, que conta com cerca de 380 famílias, está recebendo diariamente, desde 21 de setembro, 40 mil litros de água, através de carro-pipa.

Em cinco anos de seca, o lençol freático está muito baixo e os poços estão praticamente secos. A providência de imediato é o carro-pipa para abastecer o reservatório do SAAE no Sitio Contendas e levar água para as residências”, explicou Edmundo Rodrigues.
 
O encontro foi coordenado pelo presidente da Associação Comunitária, Luiz Sousa do Nascimento (Luiz Pia), com a participação de muitos moradores. Também estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil, Francisco Rinaldo Nogueira; o vereador Rogério Arruda; e o vereador licenciado Aleandro Linhares, procurador geral do município.

 Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

IniciarAnt12345678PróxFim
Pagina 1 de 8

MyLiveChat