O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), através da Gerência de Gestão de Pessoas, realizou, no dia 10 de outubro, eleição para os representantes dos empregados na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2017/2018.  A votação ocorreu de 8h às 12h nas dependências da Diretoria Operacional, no bairro Dom Expedito; e de 14h às 18h, na Diretoria Administrativa, no centro da cidade.

 Ao todo estavam aptos a votar 133 servidores efetivos. A eleição, com dez candidatos inscritos, teve a participação de 97 servidores (72,94%), com o seguinte resultado: Pedro Jorge Albuquerque Constâncio, 19 votos; Antônio Carlos de Sá Brandão (14), Francineudo Francisco Nobre Junior (14), Francisco Lino de Vasconcelos Filho (13), Wildson Gonçalves do Nascimento (10), Antônio Hélio Alves Pereira (7), Francisco Rodrigues (6), Etevaldo Rodrigues Alves (5), Felipe Heberton de Souza Moura(5) e Michael Carneiro dos Santos (1 voto). Foram registrados dois votos em branco e um voto nulo. 

 Realizada a eleição, está definida a representação dos empregados na CIPA: Pedro Jorge Albuquerque Constâncio, Antônio Carlos de Sá Brandão, Francineudo Francisco Nobre Junior e Francisco Lino de Vasconcelos Filho (Titulares); Wildson Gonçalves do Nascimento, Antônio Hélio Alves Pereira e Francisco Rodrigues (Suplentes). Os representantes do empregador, também quatro titulares e três suplentes, serão designados pela direção da Autarquia, até a data da posse que ocorrerá no dia 17 de outubro.

 Apuração

 A apuração dos votos teve início às 18h, na Sala da Gerência de Gestão de Pessoas. Todos os candidatos foram convidados. Estiveram presentes Pedro Jorge Albuquerque Constâncio e Francisco Lino de Vasconcelos Filho.

 Os trabalhos para eleição e apuração foram coordenados por uma comissão composta pelos servidores Alexandre da Costa Mouta (Presidente), Weslla Crys Lourenço Borges (Secretária) e George Luiz Bernardo Martins.

 Sobral (CE), 11 de Outubro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 Foto: Na apuração, estiveram presentes os candidatos Pedro Jorge Albuquerque Constâncio e Francisco Lino de Vasconcelos Filho.

O grupo gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) participou, na manhã de 5 de outubro, de uma oficina sobreliderança e clima organizacional, abordando questões como relacionamento interpessoal e assédio moral. A iniciativa foi do Serviço Social do SAAE, da Gerência de Gestão de Pessoas, em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Participaram o diretor presidente, Marcos Martins Santos; o diretor administrativo-financeiro, Everardo de Sousa Ferreira; assessores e os gerentes lotados na Diretoria Administrativa e na Diretoria Operacional.

Na abertura dos trabalhos, às 9h, a assistente social Nayana Rios falou sobre os objetivos do evento e a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, que acontecerá de 17 a 23 de outubro, em todos os departamentos. Destacou outras atividades, como a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a comemoração do Dia do Servidor, ações também programadas para este mês, respectivamente nos dias 10 e 28.

A psicóloga Susana Maciel Pinto coordenou a Oficina Exercícios de Liderança. A metodologia desenvolvida foi voltada para aprofundamento e construção de um plano de trabalho, reforçando a importância de aproximar as pessoas, reconhecer os erros e dificuldades, planejar como superar os obstáculos, internalizar aprendizados e estabelecer ritmo e velocidade nos desdobramentos durante todo o processo.

Gestão

Durante a oficina, no auditório do CEREST, Marcos Martins Santos fez uma avaliação dos 10 meses à frente do SAAE, enfatizando os desafios e, ao mesmo tempo, o esforço e compromisso da equipe com uma gestão compartilhada. Anunciou algumas medidas em andamento, com novos focos de atuação, como os projetos de financiamento externo e a reforma administrativa, com novas diretorias e gerências. “O SAAE precisa se tornar prestador de serviço de qualidade, de excelência. Trabalhamos com a saúde e o bem-estar das pessoas”, disse o diretor presidente.

Ele enfatizou a necessidade de engajamento de todo o grupo gestor, no momento, para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, que proporcionará uma análise da satisfação dos colaboradores, das dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho e dos fatores motivacionais, como otimização da força de trabalho, práticas de liderança, acessibilidade ao conhecimento e sentimento de pertença. Marcos Martins Santos também ressaltou a importância da CIPA, que considera “o braço da Administração para cuidar da saúde e da vida das pessoas”.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

 

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) comunica que foi atualizado em 12,3% o valor da tarifa de água, sendo realinhados os serviços do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O percentual será aplicado no mês de outubro, para as contas com vencimento em novembro de 2017.

 A atualização dos valores das tarifas de água e esgoto visa, em parte, a reposição dos custos inflacionados. Também é necessária para fazer frente aos gastos adicionais provocados pelo reajuste dos salários dos servidores do SAAE – da ordem de 10,1% – e pela situação de escassez hídrica observada no Estado do Ceará, que aumentou os custos de captação e tratamento de água.

 Por outro lado, o reajuste objetiva garantir investimentos na melhoria da qualidade e na distribuição de água no Município e conter o consumo excessivo.

 As tarifas dos serviços de abastecimento de água de Sobral encontram-se historicamente defasadas, pelo que o SAAE vem acumulando perdas que se avolumaram durante anos, retardando investimentos e prejudicando as operações.

 Mesmo com o reajuste, Sobral ainda terá uma das tarifas mais baixas comparativamente a outros SAAEs e companhias de saneamento da região.

 As unidades consumidoras enquadradas na categoria residencial, com o consumo mensal de água menor ou igual a 10m³ (dez metros cúbicos), com as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal - consideradas “Residencial Social” - não sofrerão reajuste. Também não serão reajustadas as tarifas para ligações novas de água e esgoto.

 O SAAE está trabalhando para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

 Sobral (CE), 02 de Outubro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

Foto: Estação de Tratamento de Água (ETA) Sumaré

 

Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) participaram na manhã de terça-feira, 26 de setembro, na Diretoria Operacional, de uma palestra sobre como tratar os resíduos sólidos, com a destinação final ambientalmente adequada. O diretor Edmundo Rodrigues falou sobre a importância das orientações.

A palestra foi ministrada pela assistente técnica Cirliane Viana, da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos do Município, que fez esclarecimentos sobre a destinação final dos resíduos gerados pelos serviços do SAAE. Ela esteve acompanhada do coordenador de Serviços Públicos, João Paulo de Sousa.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 

 
O diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), Marcos Martins Santos, participou de uma reunião no dia 22 de setembro, às 17h30min, na sede da Associação Comunitária dos Moradores do Sítio Contendas, distrito de Jordão. O objetivo foi ouvir as reivindicações e falar sobre as providências para resolver o problema da falta de água na localidade. Ele esteve acompanhado do diretor operacional, Edmundo Rodrigues e do gerente de Água, Valney Oliveira.

Marcos Santos fez uma exposição sobre as várias questões do abastecimento de Sobral, destacando a situação da Serra do Rosário. “O município todo tem algum tipo de problema com água. Temos o compromisso de melhorar nossa prestação de serviços. Contendas, Baracho, São Francisco e Jordão estão incluídos em nossas ações”, garantiu o presidente.

Em seguida, ele enfatizou os trabalhos que o SAAE realiza para levar água para a região, especialmente para o Sitio Contendas, através de poços profundos e de carro-pipa, uma vez que a região não dispõe de um açude. O diretor operacional, Edmundo Rodrigues, explicou, por sua vez, que o sistema de abastecimento da comunidade, que conta com cerca de 380 famílias, está recebendo diariamente, desde 21 de setembro, 40 mil litros de água, através de carro-pipa.

Em cinco anos de seca, o lençol freático está muito baixo e os poços estão praticamente secos. A providência de imediato é o carro-pipa para abastecer o reservatório do SAAE no Sitio Contendas e levar água para as residências”, explicou Edmundo Rodrigues.
 
O encontro foi coordenado pelo presidente da Associação Comunitária, Luiz Sousa do Nascimento (Luiz Pia), com a participação de muitos moradores. Também estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil, Francisco Rinaldo Nogueira; o vereador Rogério Arruda; e o vereador licenciado Aleandro Linhares, procurador geral do município.

 Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realizará, no dia 10 de outubro, a eleição para os cargos de titulares e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2017/2018.  A votação terá início às 8h nas dependências da Diretoria Operacional, no bairro Dom Expedito; e a partir das 14h, na Diretoria Administrativa, no centro da cidade.

Os servidores interessados em candidatar-se aos cargos de composição da CIPA estão convocados, por meio de edital, a efetivarem suas inscrições junto ao membro da Comissão Eleitoral, Weslla Crys Lourenço Borges, na Gerência de Gestão de Pessoas, no período de 18 de setembro a 2 de outubro, durante o horário de expediente do SAAE.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Os representantes do empregador, no caso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), serão designados pela direção da Autarquia, sendo quatro titulares e três suplentes. Os representantes dos empregados, também quatro titulares e três suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto. O mandato dos membros da Comissão terá duração de um ano, permitida uma reeleição.

O empregador designará entre seus representantes o presidente da CIPA; e os representantes dos empregados escolherão, entre os titulares, o vice-presidente.

Atribuições da CIPA

A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido. A Comissão tem, dentre as suas diversas atribuições, que identificar e elaborar o mapa de riscos do processo de trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.

Outra atribuição é divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde.

Comissão Eleitoral

Foram designados para composição da Comissão Eleitoral da CIPA, através da Portaria 99/2017, do Gabinete do Diretor Presidente do SAAE/Sobral, em conformidade com a Norma Reguladora NR 5, da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, alterada pela Portaria n.º 8, de 23 de fevereiro de 1999, os seguintes servidores: Alexandre da Costa Mouta, Weslla Crys Lourenço Borges e George Luiz Bernardo Martins.

Serviço

Calendário do Processo Eleitoral

Edital de convocação para inscrição de candidatos CIPA  - 12 de setembro

Formação da Comissão Eleitoral                                         - 12 de setembro

Envio do edital de convocação ao Sindicato da categoria   - 15 de setembro

Período de inscrições                                   - 18 de setembro a 2 de outubro

Edital de convocação para eleição CIPA                              - 04 de outubro

Realização da eleição (votação) e apuração                          - 10 de outubro

Resultado da eleição – Ata da eleição                                   - 11 de outubro

Realização da posse – Ata de posse novos membros            - 16 de outubro   

Organização do calendário de reuniões mensais                   - 16 de outubro

Comunicação ao Sindicato do resultado e data da posse       - 26 de outubro

 

Sobral (CE), 14 de setembro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE

 

Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Sobral, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizou operações na rede de distribuição de água nos dias 6, 7 e 8 de setembro, com o objetivo de  regularizar o abastecimento para todas as unidades do Residencial Nova Caiçara, inclusive nas áreas mais elevadas.


As intervenções foram executadas de forma emergencial, garantindo água em quantidade suficiente nos três reservatórios do conjunto habitacional. 

Outras medidas já estão sendo adotadas. Foi formado um comitê com técnicos do SAAE, da Prefeitura e da Defesa Civil, com o objetivo de estudar e viabilizar uma solução definitiva para o abastecimento do Residencial Nova Caiçara. Serão beneficiadas com as ações, ainda, os bairros Renato Parente e Nossa Senhora de Fátima.


Também estão sendo desenvolvidas ações para melhorar a distribuição de água em todos os bairros da cidade, incluindo Paraíso das Flores, Vila Recanto e Alto da Brasília.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

Mais qualidade de vida. Este é o objetivo do Programa Vida Leve, da Atenção Personalizada à Saúde (APS), da Unimed Medicina Preventiva, desenvolvido no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral, através da Gerência de Gestão de Pessoas. As atividades em 2017 tiveram início nos dias 27 de julho e 16 de agosto, com uma avaliação de cada participante, feita pela nutricionista Marina Nogueira.

O Programa Vida Leve, em funcionamento no SAAE desde 2015, tem como objetivo a prevenção da obesidade, acolhendo servidores classificados com por meio de parâmetros como IMC, percentual de gordura e circunferência abdominal, preferencialmente entre 25 e 59 anos, tendo como proposta a inserção de hábitos saudáveis no dia a dia, como a reeducação alimentar e atividades físicas.

O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por  nutricionista, psicólogo e educador físico, com a realização de um encontro mensal para palestras e aconselhamento psicológico.

Os interessados em participar do programa devem entrar em contato com a assistente social Nayana Rios, na Gerência de Gestão de Pessoas do SAAE, pelo telefone (88) 3677-9141.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) está completando 56 anos de funcionamento. Criado em 8 de agosto de 1961, através da lei n° 88, e sancionada pelo prefeito padre José Palhano de Saboia, a autarquia municipal hoje é vinculada à Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos e está, atualmente, em processo de melhoramento de sua estrutura e oferta de serviços.


O SAAE atende diretamente a sede do município, sete distritos e diversas localidades. A taxa de cobertura de água na sede é de 99% e de esgotamento sanitário, 70,8%.  No aniversário de 56 anos, estão em andamento algumas melhorias na infraestrutura. Na próxima semana, com previsão para o dia 18 de agosto, estará em operação a nova adutora Jaibaras – Estação de Tratamento de Água (ETA) Sumaré, com uma extensão de 18 mil e 800 metros, com investimento de cerca de R$ 9 milhões, recursos do Ministério das Cidades.


Outra conquista importante é a construção de uma ETA convencional no bairro Dom Expedito, com 70% dos trabalhos concluídos, também com apoio do Ministério das Cidades. O novo equipamento terá capacidade de 100 litros de água/segundo. 

Além disso, o SAAE está viabilizando junto ao Banco do Nordeste (BNB) outra ETA, em fibra de vidro, ao lado da ETA Sumaré, com capacidade de 200 litros de água/segundo.

Aplicativo

A população sobralense passa a contar com um canal de interatividade e acesso à informação, com o aplicativo SAAE Sobral, através do link https://play.google.com/store/apps/details?id=net.ays.PROD653851, disponível para todas as plataformas Android e, em breve, para Iphone e Ipad.

O usuário pode informar vazamentos de água e esgoto; tirar dúvidas sobre serviços ofertados pelo SAAE; receber comunicados; consultar segunda via, histórico de consumo e pagamento, através da Agência Virtual. Também está sendo lançado o novo site do SAAE, importante ferramenta de comunicação da instituição.


Diretoria 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral tem como diretor presidente Marcos Martins Santos; diretor operacional, Edmundo Rodrigues Júnior; e diretor administrativo-financeiro, Everardo de Sousa Ferreira.

Serviço:
Sede  Administrativa –  Rua Dr. Monte, 563 -Centro -Sobral (CE)

www.saaesobral.com.br
(88) 3677-9130 – 0800.2830.195

IniciarAnt12345678PróxFim
Pagina 1 de 8

MyLiveChat