No último sábado, (19/08), a Prefeitura de Sobral deu inicio às atividades do #ocupaSobral nos bairros Vila União, Dr. José Euclides e Nova Caiçara. Com uma serie de atividades culturais, de sustentabilidade e cidadania, o Reggando a Juventude ocupou a Praça da Juventude do bairro Vila União. O objetivo da ação é reforçar vínculos e construir uma narrativa de pertencimento das pessoas aos lugares em que elas vivem, incentivando a interação da comunidade e a ocupação dos espaços públicos. 

As atividades iniciaram na quinta-feira (17/08) com o projeto Reggando a Escola, que chegou ao Colégio Cirão com roda de Conversa sobre a Cultura Reggae e Pocket Show com Vida Reggar, além de oficina de Fanzine no CRAS Regina Justa. Seguindo na sexta-feira (18/08) com oficinas sobre Juventude, Direitos Humanos e redução de danos no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UVA, e Cineclube Comunitário que ocupou o CSF do bairro Dr. José Euclides.

De acordo o secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), Igor Bezerra, um dos objetivos da ação é levar a perspectiva da redução de danos para os jovens e trazer um contexto que privilegie a cultura de paz. “Precisamos potencializar a energia da nossa juventude para um contexto de paz, afirmando o potencial da cultura na construção da cidadania”, afirmou.

O projeto contou com extensa programação composta por rodas de conversa, exibição de curtas, distribuição e plantio de mudas, bote o som, ação de redução de danos, além de show musical com Carlinhos Nação e Andread Jó. A ação é uma realização da Secjel e da ECOA Sobral, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS), Secretaria da Saúde e apoio cultural da Brisanet.

A Prefeitura de Sobral estará com inscrições abertas, entre os dias 21 e 22 de agosto, para o processo seletivo simplificado para a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS). As vagas são destinadas para os diversos equipamentos da Secretaria, tais como o CRAS, CREAS, Centro POP, dentre outros.  Vale lembrar que os candidatos aprovados irão para o cadastro de reserva  e serão chamados de acordo com a necessidade da SDHAS. 

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet por meio de preenchimento de ficha online no site da Prefeitura de Sobral no endereço eletrônico, http://sistemas.sobral.ce.gov.br/suseds/inscricao/.  O candidato deverá entregar a documentação necessária na Ecoa (Travessa Adriano Dias Carvalho, S/N, Centro) no dia 21 de agosto das 13h às 17h e nos dias 22 e 23 de agosto das 8h às 17h.

Confira todas as informações sobre a seleção pública AQUI.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizará no dia 31 de agosto, às 18h30, no Auditório Vênus do Centro de Convenções, o lançamento do Projeto Segunda Chance, que será voltado para pessoas com idade superior a 35 anos que perderam o emprego e precisam se reinserir no mercado de trabalho.  

Após selecionados, por meio de critérios socioeconômicos, os participantes irão aprender uma nova profissão nas áreas da construção civil, gastronomia, serviços e artesanato, seguido de capacitação em módulos onde serão abordados temas como: Orientação para o MEI, postura profissional, elaboração de currículo e empreendedorismo. 

Os participantes também terão contato direto com empresários, instituições e especialistas no mercado de trabalho para que possam buscar um novo emprego ou até mesmo abrir seu próprio negócios. O diretor Industrial da Grendene, Nelson Rossi, irá proferir uma aula inaugural do Projeto. 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude Esporte e Lazer (Secjel), irá realizar, nesta quinta-feira (17/08), às 18h, no Auditório do Paço Municipal, a primeira reunião de construção para o edital de Incentivo ao Esporte e Lazer da cidade. 

De acordo com o gestor da Secjel, Igor Bezerra, "os interessados poderão colaborar com a construção do Edital de Incentivo que vem para fortalecer o Esporte e o Lazer em nossa região.  O Edital é um mecanismo de democratização do acesso aos recursos destinados ao Esporte e Lazer da cidade. Essa iniciativa de fomento visa atender a demandas de entidades esportivas, atletas e organizações sociais”, destacou.

A partir desta quinta-feira (17/08) estará disponível, no Ginásio Poliesportivo Doutor Plínio Pompeu (Lagoa da Fazenda), das 14h às 20h, a retirada das pulseiras que darão acesso ao Ballet Kiev, que será realizado gratuitamente no próximo dia 27 de agosto, às 18h, no Arco Nossa Senhora de Fátima. Os inscritos têm até o próximo dia 24/08 para retirar as pulseiras, que serão entregues mediante doação de um brinquedo em bom estado e de apresentação de um documento oficial com foto.

As pulseiras que não forem entregues na data marcada para retirada serão reofertadas para o público e não haverá entrega de pulseiras no local e no horário do evento. O Ballet Kiev, que comemora seus 150 anos de fundação numa turnê brasileira, o “Tributo a Tchaikovsky”, irá trazer à Sobral duas de suas obras mais populares e emblemáticas: “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”.

Neste sábado (12), o Centro de Convenções sediou o quinto encontro do #SobralnoEnem, inciativa da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Educação, que capacita os jovens para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 900 alunos participaram das aulas de Língua Portuguesa, com o professor Steller de Paula, e de Química, com o professor Alexandre Oliveira.

Agradeço mais uma vez a vocês, estudantes, pela participação no #SobralnoENEM e aproveito a ocasião para felicitá-los pela passagem do dia do estudante (11 de agosto)”, disse o secretário da Educação, Herbert Lima, que motivou os estudantes para a dedicação aos estudos.

Oficina de Redação

O #SobralnoEnem conta com uma oficina de redação para orientar os alunos e incentivá-los à prática da escrita. “A coordenação do #SobralnoEnem está sorteando duas bicicletas, doadas pelos nossos parceiros, sendo uma para os estudantes, em geral, e uma apenas para os estudantes que participaram da oficina de redação”, destacou a diretora-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Valdizia Ribeiro.

A oficina propõe aos alunos temas da atualidade, com possibilidade de serem abordados pelo Enem. “A prática em redação é essencial para ter boa nota no Enem. Para mim, que tenho como objetivo cursar Odontologia na UFC, a boa nota na prova de redação é indispensável. E para isto o apoio do #SobralnoEnem tem sido muito importante”, disse o estudante Ariel Sousa, premiado entre os que escreveram redação.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Corpo de Bombeiros Militar, iniciou na segunda-feira (14/08) inscrições para o Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV), que  irá ofertar aulas teóricas e práticas gratuitas sobre noções de salvamento (altura, terrestres e aquático), ética e cidadania, noções  de combate à incêndio, noções de primeiros - socorros, atividades esportivas e diversos temas transversais. 

Os interessados, que devem ter entre 14 e 16 anos, deverão se inscrever, até sexta-feira (18/08), na Estação Juventude Padre Albani, no bairro Cohab I, das 8h30 às 11h30. Os jovens serão orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos  e como previní-los. 

As aulas serão  ministradas pelos bombeiros militares em dois dias na semana e ao final do curso o aluno receberá um certificado de 264 horas/aula.

Serviço:
*Público Alvo: Alunos de 14 a 16 anos
* Local: Estação Juventude Padre Albani - Cohab I
* Horário: 08:30 às 11:30
* Instrutores: SD Maurício, SD Frota e SD Aragão.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e com o Hospital Regional Norte, estará promovendo no período de 14 a 18 de agosto, a Semana Sobralense de Aleitamento Materno. Com o tema “Todos juntos pela amamentação”, o objetivo do evento é divulgar a importância da amamentação para mães, familiares e profissionais, e sensibilizar a sociedade quanto ao apoio à mulher que amamenta.

A abertura da campanha foi realizada neste sábado (12/08), no Becco do Cotovelo. No cartaz e no folder da campanha deste ano, está a imagem de Samila Rodrigues, eleita na Semana do Bebê a Princesa da Semana Sobralense do Aleitamento Materno.

Na quarta-feira (16/08), ocorrerá uma capacitação no Auditório do DEPE da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que abordarão a importância dos primeiros mil dias e a doação de leite materno.

Já na noite da próxima quinta-feira (17/08) será especial para muitas mães, pois a Semana do Aleitamento Materno ainda conta com o desfile das “princesas do aleitamento materno”, que ocorrerá no auditório do SESC, com mulheres escolhidas pelos Centros de Saúde da Família de Sobral, Santa Casa e Hospital Regional Norte, que conseguiram vencer dificuldades e amamentar seus filhos.

Técnicos da Prefeitura de Sobral e da Secretaria das Cidades realizaram, de terça (01/08) à sexta-feira (04/08), uma série de reuniões com a IDOM – empresa contratada para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Sobral - acerca do desenvolvimento do projeto. Durante os encontros, a IDOM apresentou uma versão preliminar das propostas de intervenções para discussão técnica. Posteriormente, elas serão validadas com toda a comunidade na próxima audiência pública, que será realizada no dia 20 de setembro no Centro de Convenções.

Essas propostas que a IDOM nos apresentou são de suma importância para o município, sobretudo porque se trata de um retrato do que Sobral necessita em termos de mobilidade. Após apreciação da população, por meio da audiência pública, encaminharemos essas propostas para a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores e, em seguida, daremos início a execução dos serviços”, ressaltou a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima.

Os usuários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral passam a contar com um canal de comunicação, interatividade e acesso à informação, com o aplicativo SAAE, que pode ser acessado através do link https://play.google.com/store/apps/details?id=net.ays.PROD653851, disponível para todas as plataformas Android e, em breve, para Iphone e Ipad.

O aplicativo tem como objetivo democratizar as informações e possibilitar maior envolvimento da população, apresentando um formato dinâmico onde o usuário pode informar vazamentos de água e esgoto; tirar dúvidas sobre serviços ofertados pelo SAAE; receber comunicados; consultar segunda via, histórico de consumo e pagamento, através da Agência Virtual.

Também serão disponibilizados conteúdos com notícias sobre o município, compartilhados nas redes sociais. A ferramenta está sendo lançada nos 56 anos do SAAE, com comemoração no dia 8 de agosto.

Serviço:
Acesse aplicativo SAAE de Sobral:
https://play.google.com/store/apps/details?id=net.ays.PROD653851

Pagina 1 de 282