O Prefeito

Prefeito: Ivo Ferreira Gomes

Ivo é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, tem especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem Mestrado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. É procurador de carreira do Município de Fortaleza desde 1993.Filho do ex-prefeito José Euclides Ferreira Gomes e da educadora Maria José dos Santos Ferreira Gomes, Ivo Gomes é natural do município de Sobral. É irmão do também ex-prefeito e ex-governador do Estado, Cid Gomes e do ex-ministro da Integração Nacional e ex-deputado federal, Ciro Gomes.

Ivo Gomes iniciou a carreira política no município de Sobral, onde foi Chefe de Gabinete do Prefeito e Secretário da Educação. Em 2002, foi eleito pela primeira vez deputado estadual e foi reeleito para o cargo nos anos de 2006, 2010 e 2014.

Ao ser designado para assumir o cargo de Secretário da Educação, lvo Gomes tinha a tarefa de responder aos resultados do sistema público municipal que, em Sobral, refletiam a mesma gravidade da maioria dos sistemas públicos de educação do nosso país,  mais especialmente das regiões que são economicamente desfavorecidas. 

A sua primeira ação foi o diagnóstico do nível de analfabetismo de todos os alunos do Ensino Fundamental. Depois, vieram importantes iniciativas como o processo de seleção de diretores escolares através de critérios meritocráticos, sem absolutamente nenhuma interferência política; processo de seleção de coordenadores pedagógicos das escolas e a instituição do FUNDAE (Fundo de Desenvolvimento e Autonomia Escolar), que passou a garantir o repasse mensal de recurso a ser gerido pela escola, com o respaldo do conselho escolar e sob a liderança do diretor. 

O resultado desse trabalho o credenciou a disputar o primeiro mandato de deputado estadual. Sua estratégia de atuação no parlamento era focada na Educação como algo indispensável para o desenvolvimento. Na Assembleia Legislativa, Ivo Gomes presidiu o Comitê Cearense contra o Analfabetismo Escolar, uma ação inédita no Ceará que contou ainda com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

Em 2007, quando Ivo Gomes foi convidado pelo então governador Cid Gomes para assumir a chefia do gabinete do Governador, onde atuou até 2012, a luta por uma educação de qualidade no município de Sobral foi estendida a todo o Ceará, por meio da realização do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), elevando a qualidade do ensino público estadual. Depois vieram outros projetos
direcionados à juventude cearense como o Primeiro Passo e as Escolas Profissionalizantes. 

Ivo Gomes também foi Secretário Municipal da Educação de Fortaleza, de janeiro de 2013 a abril de 2014, e Secretário estadual das Cidades de janeiro a julho de 2015. Até o ano passado, era membro das Comissões de Educação e Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e presidente do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.