A vice-prefeita Christianne Coelho participou, nesta terça-feira (27/04), no auditório da Prefeitura, da reunião ampliada de elaboração do Plano Plurianual (PPA) de Sobral 2022 – 2025, realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O encontro aconteceu de forma hibrida (virtual/presencial), articulado pelo secretário Luiz Ramom Teixeira Carvalho, com a colaboração da coordenadora da Seplag, Paita Façanha, que detalhou a metodologia e os pilares do Plano Plurianual, como a transparência, a participação popular e a interação com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e o Plano de Governo.

“Super satisfeita. Eu participei da elaboração do PPA anterior e, como não estávamos vivendo numa pandemia como agora, realizamos várias plenárias temáticas e territoriais na sede e nos distritos, além da escuta via internet, que acredito neste momento será o meio principal para a participação popular. Outra coisa importante é trabalhar as metas deste próximo PPA, em conjunto com os objetivos sustentáveis Agenda 2030 e, principalmente, relacionando com o plano de governo do prefeito Ivo Gomes, que foi construído de forma participativa”, enfatizou Christianne Coelho.

Plano Plurianual é um instrumento de planejamento obrigatório, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo, para um período de quatro anos; e os caminhos a serem trilhados para viabilizar as metas previstas. Serve para orientar o Estado e a sociedade, no sentido de viabilizar os objetivos públicos. Para tanto, apresenta a visão de futuro para o município, macro desafios e valores que guiam o comportamento para o conjunto da administração pública municipal.

No PPA, define-se para os quatro anos de planejamento, as despesas de capital e outras delas decorrentes; e também as relativas aos programas de duração continuada, além de informar as metas de Estado para o período, com os respectivos arranjos para sua implementação. Dessa forma, o PPA contribui para revelar, planejar e organizar a ação de governo na busca de um melhor desempenho da administração pública.