O município de Sobral recebe, nesta terça (13/03), equipes do Programa Criança Feliz de 18 municípios da região para um processo de formação, conduzido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do estado. O evento contará com a presença de 100 profissionais visitadores e acontece no Centro de Convenções Inácio Parente, durante o dia todo.

Programa Criança Feliz

O programa é coordenado, em nível nacional, pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e funciona em articulação com as políticas estaduais e municipais de Assistência Social. Segundo a Direção de Atenção à Primeira Infância do MDS, o programa atende, hoje, mais de 223 mil crianças e gestantes em 1.891 municípios brasileiros.

O programa atende gestantes e crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além daquelas que estão afastadas do convívio familiar por medidas protetivas. Técnicos visitam as famílias, semanalmente, levando orientações sobre cuidados e estímulos para o desenvolvimento infantil.

Em Sobral, o Criança Feliz está a cargo da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SEDHAS) e conta com uma equipe de 22 visitadores, que trabalham nos territórios dos seis CRAS. São 600 famílias atendidas pelo programa no município.