Pela primeira vez, o município de Sobral obteve a maior nota do País nos anos finais (9º ano) do Ensino Fundamental, com Ideb 7,2, representando um crescimento de 0,5 pontos, em relação a 2015, que era de 6,7. Das 100 melhores escolas públicas nos anos finais (9º ano), 24 são de Sobral. As informações são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação.

A evolução de Sobral nas avaliações nacionais pode ser explicada pelos constantes investimentos que a gestão tem feito, com foco na aprendizagem dos estudantes, apoiando o trabalho do professor em sala de aula, com formações mensais em serviço, alinhadas ao material didático; monitorando os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos por avaliações externas realizadas pelo Município semestralmente; o que permite a redefinição de metas e mudança de estratégias para a melhoria da educação pública do município.

Buscando elevar a educação de Sobral a patamares internacionais de qualidade, a Secretaria da Educação está implementando novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, elaborado durante dois anos por professores da própria rede; elaborando um novo currículo de Ciências, em parceria com a Universidade de Stanford, alinhado a tecnologia; o desenvolvimento das competências socioemocionais nos estudantes, preparando-os para se relacionarem consigo mesmos e com os outros; apoiando o estudante do ensino médio a se preparar para o Enem, através do #SobralnoEnem, entre outras.