Servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará, realizaram, nesta quarta-feira (14/11), visitas às ações do Projeto Paulo Freire, na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Rosário, no distrito de Jordão. A ação teve como objetivo mapear e conhecer as experiências de projetos produtivos, como aqueles voltados ao reuso de água cinza (de banheiros) e ao uso do biodigestor, um equipamento que transforma resíduos orgânicos em biogás e fertilizantes. A ideia é integrar as atividades às ações que são desenvolvidas no Horto Municipal de Sobral, através de iniciativas como a produção de mudas nativas e frutíferas para quintais produtivos e para reflorestamento.

Posteriormente, será firmado um termo de cooperação técnica, entre AMA e SDA, e elaboração de um Plano de Trabalho, para definir ações que serão executas nos próximos anos. A partir de 2019, pequenos agricultores receberão cursos de capacitação, com foco em atividades agroecológicas.