Na terça-feira (16/04), os residentes de fonoaudiologia da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), em parceria com o setor de Saúde Auditiva do Centro de Reabilitação realizaram ações alusivas ao Dia Mundial da Voz.

“A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar”, lembrou Edine Dias, gerente da Saúde Auditiva.

Durante o grupo de práticas corporais dos moradores do Centro de Saúde da Família do bairro Campo dos Velhos, foi incorporado o tema higiene bucal. Através de imagem e muita conversa para troca de experiências, os participantes e profissionais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema. No final, foi aplicado um questionário sobre saúde vocal e identificado às demandas para a realização de exames médicos.

Cuidados com a voz
- Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas;
- Beber bastante água e praticar exercícios físicos;
- Não gritar em excesso nem em tom agudo;
- Falar pausadamente;
- Não fumar nem abusar de bebidas gasosas;
- Dormir bem; e
- Comer maçã auxilia adstringente para corda vocal.
 
Facebook
YouTube