Visando a construção de uma cultura de paz nas escolas municipais, a Secretaria da Educação de Sobral foi representada pela coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jamille Fonteles, no Seminário "Círculos em Movimento: Construindo comunidades escolares restaurativas", realizado no dia 03 de outubro, em Fortaleza. Também participaram da formação os orientadores educacionais e representantes das escolas localizadas nos territórios 1 e 2 do Ceará Pacífico.

Na ocasião, foi lançada a plataforma Círculos em Movimento para escolas e debatida a difusão da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz, como estratégia de proteção e cuidado com crianças e jovens. Também foi proferida uma palestra pela escritora Kay Pranis e pela professora de Sociologia Carolyn Boyes-Watson, que escreveram o manual “Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas”, no qual, baseado nessa metodologia, orientadores educacionais estão se capacitando para atuarem com essa mediação nas escolas.

Foram abordados temas como justiça restaurativa, círculos de construção de paz, mediação de conflitos e comunicação não violenta como ferramenta que objetiva pacificar conflitos e violência envolvendo crianças e adolescentes no ambiente escolar.

“Círculos em movimento” é uma metodologia desenvolvida pelas especialistas estadunidenses e professoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson, duas das maiores referências internacionais na matéria, e autoras do manual que ajudaram no desenvolvimento do projeto metodológico do processo formativo em escolas.

O evento foi realizado pelo Instituto Terre des hommes Brasil e a Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul (AJURIS) e conta com o apoio da Unesco, Criança Esperança e SESI, através do Projeto Edulivre. No Ceará, tem parceria da Vice-Governadoria e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. 

Facebook
YouTube