Na manhã desta terça-feira (10/09), o prefeito Ivo Gomes se reuniu com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para avaliação do andamento do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). O programa, que conta com contrato de empréstimo de 50 milhões de dólares do CAF, com contrapartida da Prefeitura no valor 12,5 milhões de dólares, será executado em 5 anos.

À tarde, técnicos do banco e da Prefeitura realizaram visitas às obras da adutora do Jordão e da urbanização do Alto do Cristo. Visitaram também o Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Nova Caiçara, as Areninhas da Margem Esquerda e do Parque Pajeú, o Parque Lagoa da Fazenda, a construção dos jardins filtrantes e a implantação do projeto das lixeiras subterrâneas no bairro Nova Caiçara.

A programação da visita dos representantes do CAF em Sobral teve início na segunda-feira (09/09), com a palestra de sensibilização “Mudanças climáticas, pegada de carbono e serviços ecossistêmicos”, no auditório da Prefeitura. Nesta quarta-feira (11/09), serão feitas visitas à Central Municipal de Resíduos (CRM) e Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

A visita será encerrada na quinta-feira (12/09), com o workshop “Lixo Zero Sobral", onde será apresentado um estudo, fruto da parceria entre Prefeitura de Sobral e CAF, para o gerenciamento de resíduos, com foco na coleta seletiva.

O PROGRAMA

O Prodesol tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio de investimentos em saneamento básico e ambiental, gestão socioambiental e requalificação da infraestrutura urbana do município.