Além de ser exemplo para o Brasil no ensino de Língua Portuguesa e Matemática, a Rede Pública Municipal de Sobral também vem se destacando nas áreas de Ciências. No mês de novembro, a escola municipal Deputado Pery Frota conquistou o primeiro lugar na fase regional do Projeto Ceará Científico 2018. Com o projeto "A utilização do lixo reciclável como recurso didático pedagógico", uma professora e dois estudantes foram premiados na categoria “Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental” e conseguiram a classificação para a etapa estadual, que será realizada de 12 a 14 de dezembro, em Fortaleza.

Antes da etapa final, o trabalho foi aprovado nas fases municipal e regional. A segunda etapa reuniu estudantes e professores das escolas públicas localizados na região da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 6).

O artigo científico premiado é um relato das novas formas de ensino de Ciências promovidas na Escola Pery Frota, as quais melhoraram o aprendizado dos alunos a partir da criação de modelos de baixo custo com materiais recicláveis para relacionar teoria e prática. O trabalho foi desenvolvido pela professora de Ciências, Nalyana Vaz, e contou com a participação dos estudantes do 8° ano, Paulo Jhonathan Gomes e Natália Duarte.

A ação é promovida pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará em parceria com as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), com o objetivo incentivar e despertar o interesse dos jovens pelo conhecimento e pela busca de soluções, além de celebrar e socializar as produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber.