A Secretaria da Educação de Sobral está atualizando a proposta pedagógica para a educação infantil da rede pública municipal de ensino do município. Com a nova proposta, o objetivo é fortalecer as condições para que as crianças aprendam, assumindo um papel ativo, por meio de interações e brincadeiras, em ambientes seguros e desafiadores, onde possam viver os direitos de se expressar, participar, explorar, brincar, conviver e conhecer-se.

O trabalho de reformulação da proposta pedagógica da educação infantil vem sendo desenvolvido, desde outubro de 2017, sob a coordenação da Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria da Educação e consultoria da Aprender Editora. O grupo de trabalho, formado por diretores, coordenadores e professores dos centros de educação infantil de Sobral, além de representantes do Conselho Municipal de Educação, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional e equipe da Secretaria, tem se reunido para estudar e desenvolver as atividades de pesquisa para a atualização do documento. A expectativa é de que, até o final deste ano, o documento seja concluído.

“Em virtude das transformações ocorridas ao longo dos anos, que impactaram diretamente o campo educacional, há uma necessidade de reformulação da proposta da educação infantil do município, com o objetivo de atender, de modo integral, as necessidades de desenvolvimento da criança, contribuindo para a construção da aprendizagem, com eficiência e respeito às diferenças”, explicou a coordenadora de Educação Infantil de Sobral, Kathleen Arcanjo.