A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), realizou, na tarde desta quarta-feira (10/10), a palestra “A Experiência do projeto Reciclando Atitudes com ênfase na implantação de Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs) nas escolas de Fortaleza”, ministrada por Edilene Oliveira, coordenadora de políticas ambientais da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.

Edilene Oliveira apresentou os resultados do projeto “Reciclando Atitudes", programa que visa despertar a reflexão da sociedade para a gestão adequada dos resíduos sólidos, através de ações socioambientais de sensibilização, formação, estruturação e fiscalização, que buscam a redução do consumo, reutilização e reciclagem dos materiais.

O evento, que reuniu integrantes de diferentes secretarias municipais de Sobral, teve ênfase na experiência dos pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis nas escolas de Fortaleza e a agenda de ações voltadas para conscientização dos alunos, pais e professores, no que diz respeito a responsabilidade de cada um na separação do lixo e na contribuição para uma cidade melhor.

Após a palestra, uma equipe da Prefeitura e a coordenadora visitaram a escola Escola Raul Monte, uma das selecionadas para receber um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Na ocasião, foi discutido, junto aos docentes, estratégias para envolver alunos e pais no processo de conscientização sobre a separação dos resíduos sólidos.

Edilene ainda conheceu alguns antigos pontos de lixo, hoje revitalizados pela Prefeitura e transformados em espaços de convivência.