Foi realizada, na noite dessa quarta-feira (15/08), a abertura oficial da 53ª edição da Feira Agropecuária da Região Norte (Exponorte), no Parque de Exposição João Passos Dias. A expectativa é de que 20 mil pessoas participem diariamente do evento.

Realizada pela Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC), com o apoio da Prefeitura de Sobral, a feira não era realizada desde 2015. "Eu tenho muita alegria e muita honra de está participando e contribuindo para que esse evento fosse retomado", disse o prefeito Ivo Gomes, falando ainda sobre o edital de ocupação do parque, que deverá ser lançado brevemente. "Para tudo no mundo que é lícito, lógico, e que a gente possa imaginar, até paredão de som, que não podem ser usados por aí afora por conta da poluição sonora", falou.

A Exponorte representa uma das maiores feiras do seguimento no Estado e visa o fortalecimento do setor agropecuário da região. Só com montagem, divulgação, atendimento ao público e vendas de produtos foram gerados cerca de 500 empregos temporários. "É uma feira que movimenta milhões, em torno de 20 milhões em volume de negócios. O objetivo é que ela possa incrementar e desenvolver o agronegócio da nossa região. Nós temos consciência que o agronegócio tem uma participação no PIB muito pequena, diante o seu potencial", explica o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Inácio Ribeiro.

A Exponorte segue até domingo (19/08) e a programação é composta por oficinas, palestras técnicas, feira da agricultura familiar e de artesanato, arena infantil (pinturas no gesso, pintura no rosto, contação de história, pula-pula e atividades recreativas), além de atrações musicais.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Dia 16 de agosto (quinta-feira)
Forró Real, Lagosta Bronzeada e Thesco e Banda.

Dia 17 de agosto (sexta-feira)
Taty Girl, Iohannes, Mazenir e Banda.

Dia 18 de agosto (sábado)
Laninha Show, Guilherme Dantas e Matheus Fernandes.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 16 (quinta-feira)
08h às 12h - Dia de campo “Bovinocultura de Leite - Alimentação estratégica para ruminantes)”;
09h às 11h - Palestra “Produção de algodão”;
09h às 12h - Oficina “Corte e escova”;
14h às 17h - Palestra “PIMP - Pequena irrigação na minha propriedade”;
15h às 17h - Palestra “PAA – Ceará Projeto de Pesquisa Ação”;
18h às 21h - Oficina “Corte e escova”;
18h30 - Arena infantil (pinturas no gesso, pintura no rosto, contação de história, pula-pula e atividades recreativas);
19h - Apresentação Boi Lagartixa;
19h às 21h - Palestra “Bem estar animal”.

Dia 17 (sexta-feira)
08h às 12h - Oficina “Doma racional de equino”;
08h às 12h - Dia de Campo “Ovinocultura de corte”;
08h às 17h - Oficina “PAA Ceará”;
09h às 11h - Palestra “Certificação e nova legislação para produtos de origem animal e vegetal”;
09h às 11h - Oficina “Cactáceas”;
14h às 16h - Encontro de Técnicos da Ematerce;
17h às 19h - Amostra “Festicarnes”;
19h30 - Banda Balaio da preta;
21h - Apresentação da Quadrilha Estrela do Luar.

Dia 18 (sábado)
08h às 10h - Encontro da Juventude Rural “Melhoramento genético”;
08h às 12h - Oficina “Casqueamento de equino”;
09h às 11h - Oficina “Cactáceas”;
10h às 12h - Encontro da Juventude Rural - Palestra “Sucessão familiar no campo”;
14h às 16h - Oficina “Designer de sobrancelhas”;
18h às 21h - Oficina “Maquiagem”;
18h30 - Arena infantil (pinturas no gesso, pintura no rosto, contação de história, pula-pula);
19h - Emboladores.