Nesse domingo (01/12), o Parque Pajeú recebeu um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS. O momento, realizado pela Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS), envolveu pessoas de todas as idades e contou com atividades de pintura no rosto de crianças, apresentação cultural e distribuição de preservativos e materiais educativos.

Para o gerente do CRIS, Micael Soares, o município de Sobral só tem avançado na conscientização e quebra de estigma sobre a pessoa soropositivo.“O evento tem como objetivo celebrar a vida e mostrar para população a possibilidade de melhorar a qualidade de vida para as pessoas que vivem com HIV/AIDS”, afirmou.

Durante a apresentação cultural da banda Tons e Ritmos, formada por profissionais e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), a população foi orientada a respeito de práticas sexuais (com parceiros fixos e eventuais) com uso de preservativo, diálogo nas relações afetivas e respeito mútuo entre os indivíduos.

“Estamos satisfeitos em poder fazer parte dessa ação, buscando sempre oferecer um serviço de qualidade e com muita responsabilidade com os pacientes. Gentileza gera gentileza, e isso deve ser perpetuado em todo o serviço que prestamos à comunidade", lembrou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

Entre os voluntários do evento estava Lívia Maria Nascimento, que atualmente está ajudando a Casa de Apoio Madre Anna Rosa Gattorno. “Estamos felizes em ver o apoio da comunidade para o evento, sabemos da importância que é alertar a população sobre os riscos de contrair IST [Infecções Sexualmente Transmissíveis] e HIV/AIDS”, lembrou.


HISTÓRIA E CRIS

Há 30 anos, Sobral notificou o primeiro caso de AIDS, desde então o município vem buscando trazer qualidade de vida para a população soropositivo. No final da década de 90, foi inaugurado o primeiro ambulatório de Infectologia, e em 2003, o primeiro Centro de Infectologia. Hoje, a população sobralense conta com o Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS), localizado na Rua Antônio Mendes Carneiro, 545, Centro.

O CRIS está inserido na Atenção Especializada do município de Sobral, atendendo a macrorregião (Sobral e mais 54 municípios) de acordo com as diretrizes de organização e funcionamento na tabela de Serviço Especializado no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, com uma média mensal de 3.350 pacientes atendidos.

O atendimento ao público é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Facebook
YouTube