Como estratégia para incentivar o interesse pelo estudo das Ciências, a Secretaria da Educação de Sobral estimulou a participação dos estudantes em mais de 20 olimpíadas científicas, ao longo de todo o ano. Até o momento, os estudantes da rede conquistaram 733 premiações em olimpíadas científicas, entre medalhas de ouro (108), medalhas de prata (115), medalhas de bronze (216) e menções honrosas (294).

Na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica os estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram 182 medalhas. Foram 67 medalhas de ouro, 47 de prata e 68 de bronze. E na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes os estudantes obtiveram 36 medalhas, sendo 20 medalhas de ouro, três medalhas de prata e 13 medalhas de bronze. O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Estudantes de seis escolas municipais garantiram 33 medalhas de bronze na V Olimpíada Brasileira de Geografia. Neste ano, a rede apresentou crescimento de quase 83% no número de medalhistas em relação ao ano de 2018, quando os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental conquistaram 18 medalhas de bronze. Ao todo, 129 estudantes de 24 escolas municipais de Sobral participaram da competição.

No Concurso Canguru de Matemática, os estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram 323 premiações, entre medalhas e menções. Foram 21 medalhas de ouro, 65 de prata e 102 de bronze, além de 167 menções honrosas. O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição internacional de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos 75 países.

Na I Olimpíada de Física e Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, os estudantes conquistaram 95 premiações, sendo seis medalhas de ouro, 16 medalhas de bronze, 14 medalhas de prata e 59 menções honrosas. Os estudantes também obtiveram 23 menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências e uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Robótica. Algumas competições ainda não divulgaram seus resultados finais.