A diretora da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia (ESP-VS), professora doutora Socorro Dias, esteve, na última terça-feira (04/06), no Conselho Estadual de Educação (CEE). A visita teve como objetivo solicitar o credenciamento da EPS-VS como Escola de Governo e receber a autorização para ofertar cursos de pós-graduação, visando o desenvolvimento do Sistema de Saúde Escola de Sobral.

“Com esse credenciamento, a Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia irá ampliar o escopo da oferta de cursos e, consequentemente as oportunidades de aprendizagens e qualificação dos profissionais de saúde”, pontuou Socorro.

Após protocolar a solicitação de credenciamento, a diretora foi recebida pela presidente do CEE, professora doutora Ada Pimentel, e em sequência esteve na sessão da Câmara Técnica de Ensino Superior, a qual é presidida pelo professor doutor Custódio, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), e composta por 11 conselheiros.

“Esse credenciamento conta com um conjunto de iniciativas que colaboram para a consolidação do Sistema de Saúde de Sobral, com mais eficácia, eficiência, equidade e efetividade, aportando projetos que irão beneficiar toda população do município”, lembrou Gerardo Cristino, secretário da Saúde de sobral.

ESCOLA DE SAÚDE VISCONDE DE SABÓIA

Criada em 1997 e instituída formalmente em 2001, a Escola de Saúde Visconde de Sabóia (ESVS) foi a primeira escola municipal dirigida à formação de trabalhadores do Brasil. Em 2009 foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação como Escola Técnica e em 2011 foi reconhecida pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE) como uma escola de referência para formação em gestão e atenção à saúde do Ceará.

A ESVS possui, em sua identidade normativa e pedagógica, o papel de fomentar e mediar o Sistema Saúde Escola de Sobral, dando apoio ao desenvolvimento de processos de gestão da educação em saúde, com ênfase na educação permanente para o município de Sobral e a macrorregião Norte do Estado. Atualmente, mais de seis mil estudantes fazem estágios dentro de serviços ligados à Escola de Saúde Visconde de Sabóia.