Na manhã desta sexta-feira (20/09), os profissionais do Centro de Saúde da Família (CSF) Cleide Cavalcante de Sales, do bairro Sumaré, realizaram uma ação de Educação em Saúde com mais de 60 alunos do 8° e 9° ano da Escola José Parente Prado. O momento contou com a contribuição de residentes em Saúde da Família e docentes da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESPVS).

O objetivo foi abordar e sensibilizar os alunos sobre o bullying no ambiente escolar. Na oportunidade, também foi trabalhado a campanha de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo.

“Levamos material pronto, com alguns adjetivos utilizados na prática do bullying. Na dinâmica pedimos para alguns dos alunos tirarem do desenho exposto esses julgamentos e atos violentos, que são intencionais e repetidos no ambiente escolar. O resultado da construção deles foi muito gratificante para nós profissionais da saúde”, afirmou Juliane Braga, assistente social da Residência em Saúde da Família.

O momento se deu através de metodologias ativas, a fim de inserir os alunos na atividade e gerar reflexão sobre a temática abordada. A articulação entre Saúde e escola é de extrema importância no estreitamento de vínculos, além de contribuir também no processo educativo dos alunos.