Com o relato de experiência intitulado "CAE em Ação: de visita em visitas dialogando com a Gestão", o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) de Sobral teve o trabalho reconhecido em concurso nacional destinado aos conselheiros de alimentação escolar municipais, estaduais e do Distrito Federal. O resultado do "Prêmio CAE de Participação Social" foi divulgado no dia 1° de novembro, por meio do site oficial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Cada região do Brasil teve três trabalhos premiados. No Nordeste, Sobral (CE), Brejo Santo (CE) e Teotônio Vilela (AL) foram as cidades que se destacaram quanto a atuação do controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os relatos de experiência selecionados irão compor o Caderno do Prêmio CAE de Participação Social – edição 2018, que tem como objetivo divulgar as práticas inovadoras, eficientes e exitosas desenvolvidas pelos conselhos de alimentação escolar, visando inspirar outros conselhos a adotarem essas práticas.

Em Sobral, o CAE atua na elaboração e execução da política de alimentação e nutrição nas escolas da rede pública municipal de ensino. Além disso, fiscaliza e acompanha a aplicação dos recursos financeiros destinados à merenda escolar. O trabalho premiado relata a rotina dos conselheiros no município e a relação com a Secretaria da Educação Municipal, a qual se dá por meio de reuniões e relatórios mensais de visitas às unidades escolares. Ao mesmo tempo em que se tem uma experiência exitosa na alimentação escolar, há também por parte da gestão municipal, a garantia da melhoria das condições de trabalho das manipuladoras de alimentos.

No ano de 2017, o Conselho realizou 99 visitas nas unidades escolares. Em 2018, até o momento foram visitadas 70 escolas municipais. Em uma passagem do relato, a conselheira Francisca Azevedo destaca que "a visita in loco se tornou uma estratégia de monitoramento com caráter fiscalizador e pedagógico, pois, em cada visita, os conselheiros entram em contato com todos os atores envolvidos com a merenda escolar".

O trabalho "CAE em Ação" também destaca as atividades realizadas no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-LEITE) nas unidades escolares. A partir da distribuição gratuita de leite, o Conselho planejou um cardápio suplementar para a utilização desse produto nas escolas. Hoje, as manipuladoras de alimentos produzem queijo, canja, canjica, iorgute, coalhada, vitaminas, entre outros. 

Resultado AQUI