Nesta terça-feira (29/10), a Prefeitura de Sobral realizou uma cerimonia de entrega de óculos de grau para os alunos beneficiados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), no auditório da Faculdade de Medicina da UFC Sobral. A ação tem como objetivo qualificar o rendimento escolar e proporcionar uma maior qualidade de vida aos estudantes.

A aluna Mayara Kewry discursou e contou um pouco como foi o processo, de identificação do problema até receber, das mãos do secretário da Saúde de Sobral, Gerardo Cristino, os óculos. “Eu não enxergava muito, bem então a tia Suely me colocava na frente para me ajudar a ver. Após uma avaliação externa os professores viram minha dificuldade e me colocaram no processo para receber esses óculos”, contou.

Durante o ano de 2019, foram avaliados 24.846 estudantes, entre 6 e 17 anos de idade, matriculados nas escolas em adesão ao PSE. Destes, 311 foram encaminhados para consulta oftalmológica na rede de saúde de Sobral e 55 tiveram prescrição para uso de óculos de grau, fornecidos gratuitamente pelo PSE.

“O evento desta noite foi o final de um grande processo realizado nas escolas por profissionais de saúde, que buscou identificar nos estudantes a existência de distúrbios de refração ocular, que pode prejudicar o pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

“O prefeito tem feito um trabalho muito bonito, olhando para as pessoas e, especialmente, para aqueles que mais precisam, com políticas públicas, obras, pracinhas, lugares em que as pessoas possam ter mais qualidade de vida”, disse a vice-prefeita, Christianne Coelho.