Os profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) de Sobral vêm realizando, durante o mês de fevereiro, ações de promoção da saúde, por meio de abordagens nos atendimentos individuais, salas de espera, atividades coletivas e intersetoriais, que ocorrem em dispositivos da rede de saúde e socioassistencial, entre outros espaços.

As abordagens visam a prevenção de doenças, como infecções sexualmente transmissíveis (IST), Covid-19, infecções respiratórias e outras doenças, visando reduzir danos aos usuários, além de garantir e fortalecer o cuidado.

Durante os momentos são distribuídos kits contendo máscaras, preservativo, sabonete líquido, água e soro de hidratação. Também são repassadas algumas orientações de prevenção, como o uso de máscara, manutenção do distanciamento social, evitar exposição prolongada ao sol, uso de protetor solar, higiene das mãos, evitar o consumo excessivo de álcool e outras drogas, entre outras.

As ações de promoção são iniciativas que permitem, de alguma forma, melhorar a condição de saúde dos indivíduos sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida. Por isso, caracterizam-se fundamentalmente por uma composição intersetorial e, intra-setorialmente, pelas ações de ampliação da consciência sanitária – direitos e deveres da cidadania, educação para a saúde, estilos de vida e aspectos comportamentais, etc.