Nesta terça-feira (29/05), acontece a abertura do “Ano Municipal das Ciências” em Sobral, na Praça do Patrocínio, a partir das 19 horas. O evento marca o início da programação que antecede a comemoração dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral (29 de maio de 2019), formulada pelo físico alemão Albert Einstein, comprovada em Sobral, pela observação do mais famoso eclipse solar da história, em 1919.

Após o episódio, Sobral entrou para o cenário mundial, como palco da comprovação da teoria que revolucionou a ciência moderna, derrubando ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.

Durante o “Ano Municipal das Ciências” serão realizadas palestras, exposições, congressos, simpósios e construído o “Monumento da Luz", por meio do Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura e Urbanismo. Podem se inscrever no certame, até 18 de junho, equipes compostas por profissionais diplomados e coordenadas por um Arquiteto e Urbanista, legalmente habilitado, residente e domiciliado no Brasil.

Durante o evento de abertura, os interessados poderão observar corpos celestes através de telescópios móveis disponíveis na Praça.

PROGRAMAÇÃO (29/05) - 19 horas

Solenidade oficial de abertura
- Assinatura do decreto que dispõe sobre a instituição do “Ano Municipal das Ciências” em Sobral
- Palestra com o Professor Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC)

Apresentação do espetáculo "A Natureza da Luz", do Grupo Teatro Seara (Seara da Ciência UFC)
Escrita por José Evangelista Moreira e Betânia Montenegro, “A Natureza da Luz” apresenta Isaac Newton e Christian Huygens em uma acalorada discussão sobre seus respectivos modelos para explicar o que é a luz e como ela se decompõe nas cores elementares. Surge, então, Albert Einstein, que informa aos dois sobre as novidades no entendimento do que é a luz do ponto de vista atual.

Abertura oficial da exposição "Centenário do Eclipse de Sobral"
A exposição traz fotografias da época e do fenômeno. Esse acontecimento, de extraordinária importância para a ciência mundial, esteve associado à comprovação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, que alterou profundamente a nossa visão sobre o universo. As observações feitas em Sobral transformaram Albert Einstein, de um cientista até então reconhecido apenas por seus pares na Europa, no cientista mais importante do século XX e no mais conhecido de todos os tempos.

Para observar o eclipse, deslocaram-se para Sobral expedições de cientistas brasileiros, americanos e ingleses, trazendo equipamentos modernos que seriam usados para observar e fotografar o fenômeno. Os cientistas e seus equipamentos chegaram de navio por Camocim, montaram seus acampamentos e se incorporaram à paisagem sobralense.

Aqueles dias marcaram a história da ciência e da humanidade. Hoje,a deflexão da luz observada em Sobral, é conhecida como micro lente gravitacional. Este fenômeno é utilizado para encontrar planetas fora do sistema solar (exoplanetas). Mais de 70 já foram descobertos.

Reabertura do Planetário de Sobral