Por meio de decreto, o prefeito Ivo Gomes determinou o funcionamento em expediente especial de todos os órgãos e entidades da administração pública municipal de Sobral, no período de 12 de novembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.

A ação faz parte de uma política de redução de despesas e racionalização da utilização dos equipamentos públicos e dos recursos humanos da administração, garantindo a continuidade da prestação de seus serviços, sem gerar prejuízos à população. Durante o período, os servidores (efetivos, em comissão, temporários ou terceirizados) passam a cumprir o horário de 8h às 15h, com um hora de intervalo para almoço.

O decreto não se aplica ao funcionamento dos serviços essenciais como SAAE, SAMU, CSF’s, CEM, CEO, Cras, Creas, Centro Pop, Centro de Referência da Mulher, Vapt-Vupt, Casa do Cidadão, Casa do Contribuinte, serviços de limpeza, de fiscalização ou de orientação de trânsito, escolas, Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, Guarda Civil Municipal, Coordenadoria da Tecnologia da Informação da Secretaria da Ouvidoria, Controladoria e Gestão, equipamentos culturais, além do gabinete do prefeito.