Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 177 - Sobral, terça-feira, 29 de setembro de 2015

Em 3 anos
Sobral reduziu em 89% a pobreza extrema


O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, articulado com políticas públicas federais e estaduais, reduziu em 89% a pobreza extrema no Município. Em 2012, Sobral tinha cerca de 7 mil famílias vivendo em situação de extrema pobreza, segundo dados do Cadastro Único e do Bolsa Família. Atualmente, o município tem 738 famílias extremamente pobres, com renda per capta inferior a R$ 77. O resultado foi anunciado pelo prefeito de Sobral, Veveu Arruda, nesta segunda-feira (28), no seu programa de rádio semanal Café com o prefeito Veveu.

Tendo como meta de gestão a erradicação da extrema pobreza em Sobral, Veveu Arruda tem histórico de lutas contra injustiças. “O que me move diariamente é lutar contra as desigualdades e injustiças. Antes mesmo de ser prefeito, quando estudava no colégio, na Universidade e depois como advogado eu sempre estive vinculado às lutas contra as desigualdades. Assim, como prefeito o que procuro fazer é lutar para que em Sobral nós possamos juntos erradicar a extrema pobreza, reduzir as desigualdades sociais, fazendo de Sobral uma cidade mais justa, mais solidária, boa de viver para todos, uma Sobral cada vez mais humana”, afirma Veveu.

Para alcançar a meta, em 2013, o prefeito Veveu criou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza e está desenvolvendo o Plano Sobral sem Miséria, com ações em três eixos; acesso a serviços, inclusão produtiva e garantia de renda. As políticas públicas nas áreas da educação, da saúde, de formação profissional, da geração de emprego e renda, de habitação, vinculadas aos programas e projetos do Governo Federal e Estadual, são focadas nas famílias em situação de extrema pobreza.

As famílias em situação de extrema pobreza têm prioridade nos programas da Prefeitura de Sobral. No Residencial Nova Caiçara, que conta com 3.364 moradias, as famílias em pobreza extrema têm prioridade. Na política de qualificação profissional, através da qual mais de 31 mil pessoas tiveram oportunidade se aperfeiçoar gratuitamente em cursos de diversas áreas, as mais necessitas também têm prioridade. Nos CRAS, nos Centros de Educação Infantil e nos Centros de Saúde da Família famílias extremamente pobres têm atendimento prioritário.

 


Vice-prefeito de Sobral participa da
XIX Jornada Interiorana do Hemoce


O vice-prefeito Carlos Hilton Soares participou, no dia 23 de setembro, da conferência magna de abertura da XIX Jornada Interiorana de Hematologia e Hemoterapia e do V Encontro Interiorano de Enfermagem em Hemoterapia e Hemovigilância, realizada no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED).

Promovida pelo Hemoce, a Jornada reuniu estudantes e profissionais da área da saúde, abordando aférese terapêutica, doença falciforme, hemofilias, terapia celular, em mesas redondas e conferências com a participação de profissionais que são referência na área de hematologia e hemoterapia no Estado.

 


Prefeitura de Sobral realiza curso de gastronomia do mel para produtores da agricultura familiar

 

Na última sexta-feira (25), a Prefeitura de Sobral finalizou o curso de gastronomia do mel ofertado aos agricultores familiares do distrito do Bonfim. A oficina ‘Aproveitamento do Mel na Alimentação Humana’ foi promovida pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri) do Município e realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso contou com a participação de 16 produtores, que já trabalham com venda de bolos, pães, biscoitos e doces, e teve o objetivo de incrementar a produção com o acréscimo de mel. Com duração de cinco dias, a formação aconteceu na Escola Agrícola de Sobral, que funciona como uma área de produção, beneficiando cerca de 70 famílias do Setor VI e da comunidade de Bom Jesus, no distrito de Jaibaras.

Além de estimular a produção, a Prefeitura apoia os agricultores com assistência técnica, irrigação e insumos. Saiba mais: (88)3611-5835.

 


Fala Juventude
Prefeitura de Sobral debate formação profissional com jovens


Com o objetivo de manter um canal de diálogo com os jovens, a Coordenadoria de Juventude de Sobral promoveu, na última sexta-feira (25), mais uma edição do Programa Fala Juventude, que, desta vez, contou com o apoio da Empresa Júnior da Faculdade Luciano Feijão. Ingresso no mercado de trabalho, apresentação pessoal e novas formas de ganhar dinheiro, foram algumas das pautas do encontro que reuniu centenas de alunos da Escola Profissional Lysia Pimentel.

Ao som da banda SK8, os participantes foram orientados sobre os novos desafios do mercado de trabalho através da economia criativa. “Conversamos sobre as novas formas de ganhar dinheiro através da economia criativa, seja com a fotografia, com a música, com o teatro, com a gastronomia, enfim, formas atuais que estão acontecendo em Sobral e a juventude tem uma relação muito forte”, afirmou o coordenador de Juventude de Sobral, Igor Bezerra. Segundo ele, “o objetivo da Coordenadoria de Juventude é canalizar os jovens para que eles possam ganhar uma renda através dessas atuações”.

Mensalmente, o Programa Fala Juventude realiza visitas às escolas para debater com os jovens temas transversais através do diálogo. A juventude é uma das prioridades do governo Veveu Arruda, visando o fortalecimento das políticas para os jovens como um diferencial da juventude protagonista.

 

Leia nossas edições anteriores

Versão impressa

Selo Unicef
Jovens participam de oficina sobre aptidões profissionais


A Prefeitura de Sobral promoveu, na sexta-feira (25), a sexta oficina de formação e competências com os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), como parte das ações estratégicas do Selo Unicef 2013-2016. Com o tema ‘Desenvolver seus talentos e adquirir aptidões profissionais’, a oficina foi ministrada pela psicóloga do Centro Pop, Savânya Shell, e envolveu cerca de 29 adolescentes, na Estação Juventude Novo Recanto.

O NUCA é uma das ações recomendadas pelo Unicef aos municípios participantes do Selo Unicef Edição 2013-2016, como estratégia para estimular a participação de adolescentes entre 12 e 17 anos, mobilizando-os para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação de desigualdades e violações de direitos.

 


Prefeitura divulga resultado preliminar da 3ª fase da seleção pública do Projeto ‘Agentes de Leitura’

 

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, divulgou na sexta-feira (25), o resultado preliminar da terceira fase da seleção simplificada para concessão de bolsas de complementação de renda do Projeto ‘Agentes de Leitura’.

De natureza classificatória, esta última fase foi realizada entre os dias 16 e 23 de setembro, na Casa da Cultura de Sobral, e consistiu na verificação da qualificação e experiência dos candidatos, no que diz respeito ao desenvolvimento humano e cultural, através de análise dos currículos e entrevistas, previamente agendadas.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até às 17 horas do dia 5 de outubro de 2015, no quadro de avisos da Secretaria da Cultura e do Turismo e no Impresso Oficial de Município (IOM), sendo de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e convocações.

Confira os nomes dos selecionados no resultado preliminar da 3ª fase da Seleção Pública no Blog de Sobral (blog.sobral.ce.gov.br)

 


Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado no Mercado Público de Sobral

Na última sexta-feira (25), Dia Internacional do Farmacêutico, a Prefeitura de Sobral realizou uma ação de promoção da saúde no Mercado Público, em alusão à data. Além de prestarem esclarecimentos sobre o uso consciente de medicamentos, os farmacêuticos do Sistema de Saúde do Município realizaram aferição de glicemia, pressão arterial e distribuíram caixas para o fracionamento de remédios. “A caixa é um instrumento para que os pacientes possam separar os medicamentos dos turnos da manhã, tarde e noite. Ela é voltada para pessoas que têm dificuldade em lembrar a última vez que se medicou”, explicou Francisco Régis Ferreira Gomes, Coordenador da Assistência Farmacêutica de Sobral.

Durante a mobilização, a população também pôde tirar dúvidas em relação a medicamentos, dosagens, contraindicações e efeitos colaterais. “Nosso principal intuito é fazer com que as pessoas entendam que os medicamentos são importantes para manutenção, prevenção, qualidade e melhoria de vida, desde que eles sejam tomados de forma racional”, ressaltou a farmacêutica Karysia Veras.
 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessora de Comunicação/Editor-chefe:
Raquel Scarano do Amaral

Redação: Gabriele Oliveira, Ramirez Farias, Manoel Cruz e Rayanne Colares | Editoração Eletrônica: Laura Farias e Fábio Fernandes | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM)
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

zz zzzz