Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 13 - Sobral, quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Prefeitura promove encontro “Cidade saudável é cidade limpa”


A Prefeitura de Sobral promoveu, na última terça-feira (20), no Centro de Convenções, o encontro “Cidade saudável é cidade limpa”, que reuniu empresários, comerciantes e administradores de bares, restaurantes e padarias e indústrias do Município. O objetivo foi envolver toda a sociedade numa ação intersetorial voltada para a manutenção da limpeza da cidade.

“Estamos próximo de uma quadra invernosa e alguns problemas podem surgir por conta do descarte inadequado do lixo. Por isso queremos passar a importância da gestão dos resíduos sólidos para toda a sociedade”, pontuou o Secretário de Conservação e Serviços Públicos, Jorge Trindade.

Na ocasião, foi apresentado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que deverá começar a ser implementado a partir de fevereiro. Os empresários presentes também falaram das experiências de gestão de resíduos e responsabilidade ambiental desenvolvidas em suas empresas.

“Queremos mudar a cultura que nossa sociedade tem em relação ao lixo. Temos uma cidade histórica tombada, uma das melhores cidades para investir e morar, mas precisamos que todos tenham comprometimento em relação ao seu comportamento com o lixo”, explica a Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa.

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Atendendo o que determina a lei federal 12.305/2010, Sobral já elaborou e está implementando o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Os objetivos do plano são a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e, por último, a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Entre os aspectos principais do plano estão a implantação do sistema de coleta seletiva, geração emprego e renda para pessoa em situação de risco como catadores de produtos recicláveis e a organização dos municípios em consórcios. “Essas atitudes além de ter impacto no aspecto visual da cidade, na saúde, saneamento, evitando os entupimentos de bueiros”, explica Joselito Silveira, responsável pela elaboração do Plano, que prevê 35% de produtos recicláveis até 2016.

Sobral participa do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (COMDERES) e já tem recursos garantidos a construção do Aterro Regional de Sobral, que será financiada pelo Governo do Estado, através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades do Ceará II) com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o gerente industrial da Grendene, Ademar Babinski, “iniciativas como essa trazem o diferencial para a sociedade. Não adianta uma iniciativa isolada numa empresa ou numa área da sociedade se isso não for multiplicável. O que nos gratifica são ações como o reuso da água. Antes nós ajudávamos a poluir o rio e hoje consegue colocar a água mais limpa do que recolhe”.

O evento, coordenado pela Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, contou com a participação do Chefe de Gabinete, Luciano Arruda, e dos empresários e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sobral, Sesc, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lojas Americanas, Pinheiro Supermercados, Grendene, Votorantim, Cícero’s Bar, Pino’s Restaurante e Restaurante Dona Têca.

 


Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sobral debate Programa de Aquisição de Alimentos

 

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sobral, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, esteve reunido na última terça-feira (20) para discutir a elaboração do termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2015 e definir os critério para a seleção das instituições beneficiadas.

Os alimentos adquiridos são doados a cerca de 30 instituições sócio-assistenciais de Sobral, que anualmente se submetem ao processo de adesão do Programa. Entre as beneficiadas pelo PPA em 2014 estão o Restaurante Popular, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, o Abrigo São Francisco, a Casa Viva Vida e a Casa do Bom Samaritano.

O PAA é um programa do governo federal, que incentiva a compra de alimentos diretamente do agricultor familiar. Desde 2009, a Prefeitura de Sobral participa programa.


Leia nossas edições anteriores

Versão impressa

Agência de Inclusão Produtiva de Sobral realiza recrutamento para Programa Jovem Aprendiz na Grendene


Estão abertas inscrições para seleção do Programa Jovem Aprendiz na indústria de calçados Grendene. Os interessados nas vagas devem se dirigir à Agência de Inclusão Produtiva de Sobral e aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), onde estará acontecendo o recrutamento, portando Carteira de Identidade, CPF, Carteira Profissional e Currículo.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter entre 18 e 22 anos, ensino fundamental completo, alistamento militar (para o caso dos homens) e, preferencialmente, não ter tido vínculo empregatício com a Grendene.

Mais informações:
(88) 3614-7388 (88) 3614-7338

Procurar a Agencia de Inclusão
Rua Antônio Mendes Carneiro, 562 - Centro, próximo a antena da TV Jangadeiro.

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Falar com Aryana ou Andréia!

 


 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessor de Comunicação/Editor-chefe:
Fábio de Melo Magalhães - CE 01806 JP

Redação: Gabriele Oliveira | Editoração Eletrônica: Laura Farias e Fábio Fernandes | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM) | Tiragem: 2.500 exemplares.
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

zz zzzz