Órgão de Divulgação da Prefeitura Municipal de Sobral

Ano XVI - Nº 57 - Sobral, quinta-feira, 09 de abril de 2015

Conferência Internacional Cidades Sustentáveis
Modelo educacional de Sobral é destaque em encontro voltado para políticas públicas inovadoras, realizado em Brasília


Educação como guia fundamental para transformação social. Essa foi a abordagem utilizada pelo Prefeito Veveu Arruda, na última quarta-feira (8), em sua palestra na Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, realizada em Brasília. O gestor sobralense foi convidado pela Frente Nacional dos Prefeitos, instituição organizadora do evento, para apresentar as estratégias que elevaram a qualidade do ensino público em Sobral.

“Nosso projeto é composto por três eixos principais, o fortalecimento da ação pedagógica, o fortalecimento da gestão escolar e a valorização do magistério. Esses foram os pilares da mudança na educação do Município, que vem acontecendo desde 1997”, explicou Veveu.
Ainda de acordo com o Prefeito, foi a partir dessas estratégias de gestão que Sobral conseguiu quase zerar a evasão escolar e diminuir o número de reprovação, resultado que faz com que o Município tenha, hoje, um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil.

Além do Prefeito de Sobral, participaram da mesa sobre educação, o pesquisador de Harvard, Gareth Doherty, e o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, que apresentou o projeto “Parque da Leitura”, que oferece regularmente um vasto acervo literário a todos os cidadãos do Município.
A Conferência Internacional Cidades Sustentáveis foi realizada no âmbito do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável e teve como objetivo reunir exemplos bem-sucedidos que podem servir como referências de metas para o planejamento e a gestão das administrações municipais.

Saúde

Já no período da tarde, Veveu Arruda participou da discussão ‘Caminhos para a modernização e qualificação da gestão do SUS’. O Prefeito apresentou a estrutura dos centros de saúde da família de sobral e o acompanhamento feito à população. As medidas adotas, também nesta área, já começaram a dar frutos com, por exemplo, a queda na taxa de mortalidade infantil, que atualmente é a menor da série história do Município e uma das menores do País.

 


CRAS do bairro Vila União recebe oficina do Projeto Flor do Mandacaru


Sexualidade foi o tema da oficina realizada, na manhã da última segunda-feira (6), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Regina Justa Feijão. “A temática é importante porque essas crianças estão entrando na adolescência e tem muitas dúvidas sobre sexualidade”, explicou a coordenadora do Cras Regina Justa Feijão, Necy Miranda.

Crianças com idades entre 10 e 15 anos, receberam orientações dos integrantes do Projeto Flor de Mandacaru, podendo fazer perguntas e esclarecer dúvidas. “De forma lúdica e didática, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e da gravidez na adolescência também foi abordada”, completou a enfermeira do Projeto Trevo de Quatro Folhas, Natália Frota.

As ações do Projeto Flor de Mandacaru são sigilosas. “Trabalhamos com adolescentes de 10 a 19 anos, muitas delas mantém uma gestação escondida da família ou não têm com quem contar. Então, oferecemos acompanhamento psicológico e de enfermagem, até que essa gestação seja aceita pela família da adolescente, em paralelo, a jovem é encaminhada para a unidade básica de saúde”, explicou Deline Lopes, coordenadora do Flor do Mandacaru.

 


Casais do Residencial Nova Caiçara participam de reuniões sobre planejamento familiar


Na última quarta-feira (1º), a Prefeitura de Sobral, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou um encontro no Residencial Nova Caiçara sobre planejamento familiar com casais que moram no conjunto habitacional. Orientados pelo psicólogo Anderson Mota, os casais debateram a relação entre homem e mulher, construção familiar, o papel da família na sociedade, entre outros temas.

“Foi muito importante esse encontro porque podemos conversar sobre planejamento familiar e ampliar a visão da comunidade a partir do papel da família”, destacou o psicólogo. Ao todo, serão realizados quatro encontros, sempre com temas relativos a convivência familiar. O próximo encontro está marcado para o dia 15 de abril e terá como tema “Educação Financeira na Família”.

A realização de um casamento coletivo para os participantes também faz parte do projeto.

 


Páscoa do Cras Mimi Marinho é realizada com diferentes atividades
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mimi Marinho realizou, na tarde da última segunda-feira (6), uma celebração de Páscoa com os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF). O grupo fez atividades de alongamento e ginástica e, por fim, participaram de um piquenique na Margem Esquerda do Rio Acaraú.

Oficina
A fim de dar autonomia às famílias participantes, por meio da geração de renda familiar ou inserção no mercado de trabalho, o Cras Mimi Marinho realizou uma oficina para as mães atendidas pelo SCVF. A oficina trabalhou a confecção de pirulitos de chocolate, trufas e ovos de páscoa e foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza.
Leia nossas edições anteriores

Versão impressa

Coordenadoria de Juventude realiza seleção pública

Estão abertas, até o dia 10 de abril, as inscrições da seleção pública para a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Além da formação de cadastro de reserva para os três cargos, são ofertadas quatro vagas para articulador social, duas para recreador e uma para professor de informática.

Os interessados devem se inscrever na sede da Coordenadoria de Juventude – localizada no Museu do Eclipse, apresentando cópia de Identidade; CPF; comprovante de residência; quitação com o serviço militar (para homens); título de eleitor com comprovante de quitação das obrigações eleitorais (disponível no site www.tse.jus.br); diploma ou declaração autenticada em papel timbrado; ficha de inscrição preenchida (anexo II); e currículo padronizado (anexo V).

A seleção será realizada em duas etapas; análise curricular e entrevista. A primeira delas, acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, a outra será realizada entre os dias 24 e 27 do mesmo mês.

 


Secretaria de Desenvolvimento Social divulga edital para contratação por tempo determinado

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds) de Sobral divulgou, na terça-feira (8), o edital para contratação por tempo determinado e formação de Cadastro de Reserva para o Projeto de Acompanhamento aos Primeiros Sobralenses (Paps).

O perfil dos candidatos deverá atender a algumas exigências como, formação de nível superior em psicologia e pedagogia, conhecimentos em desenvolvimento infantil, conhecimentos básicos de informática, dentre outras. As inscrições, que vão até sexta-feira (10), serão feitas na secretaria, localizada na Avenida Doutor Guarany nº 364, bairro Derby. A remuneração para o cargo é de R$ 2.269,50.

O objetivo do Paps é atender crianças entre 0 e 6 anos e suas famílias por meio dos Centros de Referência da Assistência Social de Sobral, atuando na formação dos técnicos de referência que formarão a rede de proteção social, melhorando as ações metodológicas de atuação.



Guarda Mirim forma 22ª turma nesta sexta-feira (10)

Formar cidadãos promissores é o objetivo do programa de estágio que oferta cursos de capacitação, palestras, visitação a empresas e universidades e que nesta sexta-feira (10), estará formando sua 22ª turma. A solenidade será realizada no Boulevard do Arco, a partir das 19h, reunindo formandos, familiares e autoridades.

Ao todo, participarão da formatura 100 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos devidamente matriculados na rede de ensino, pré-requisito necessário para participar do Guarda Mirim. O programa reserva, ainda, 90% das vagas para alunos da rede pública.

Criado em 2004, o Projeto Guarda Mirim tem atuado na formação cidadã dos adolescentes, incentivando o ingresso e permanência em instituições de ensino, assim como, os primeiros passos no mercado de trabalho.
“Criamos mecanismos que possam tirar o jovem da ociosidade, diminuindo a probabilidade de que, uma vez sem ocupação, se envolvam com atividades ilícitas e especificamente com as drogas”, explicou o secretário de Cidadania e Segurança do Município, Coronel Sidney Moraes.
 
Prefeito Municipal:
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

Chefe de Gabinete do Prefeito:
Luciano de Arruda Coelho Filho

Assessora de Comunicação/Editor-chefe:
Raquel Scarano do Amaral

Redação: Gabriele Oliveira e Ramirez Farias | Editoração Eletrônica: Laura Farias e Fábio Fernandes | Fotos: Luiz Queiroz | Impressão: Imprensa Oficial do Município (IOM)
Contato: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

zz zzzz