Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sobral, 26 de agosto de 2009 - Ano I - Nº 157
Desenvolvimento Econômico

Fundação de Ação Social
seleciona prestadores
de serviços

A Fundação de Ação Social do Município de Sobral realizará Seleção Pública para provimento de prestadores de serviços para o NÚCLEO DE QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO PRODUTIVA DA FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL - FASM no Município de Sobral. Os currículos deverão ser entregues na Fundação de Ação Social, situada na Rua Viriato de Medeiros, 1250 – 2° andar, até o dia 28 deste mês, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h. Os interessados deverão ter idade acima de 21 anos, nível de Formação Técnica nas áreas de INSTRUTOR PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE LANCHEIRO E ATENDENTE DE LANCHONETE, INSTRUTOR PARA CURSO DE ORGANIZAÇÃO DE BUFFET, INSTRUTOR PARA O CURSO DE CULINÁRIA PARA BUFFET, INSTRUTOR PARA O CURSO DE BISCOITOS INDÚSTRIAIS, INSTRUTOR PARA O CURSO DE CULINÁRIA TRIVIAL E COMIDAS TÍPICAS ou INSTRUTOR PARA O CURSO DE BOLOS, TORTAS FINAS E CONFEITARIA.
Os referidos candidatos deverão possuir e apresentar no ato da inscrição:
a) Documentação Básica: Cópia RG, CPF, CTPS, Título de Eleitor, PIS/NITE/PASEP, cópia do comprovante de endereço;
b) Certificação Profissional: Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental II, Currículo com comprovantes de Experiência Profissional em Instrutoria mínima de 02 anos e formação extra-curricular na área da prestação de serviço que estiver se candidatando;
c) Parecer social das técnicas dos CRAS, para os candidatos que não possuem todos os pré-requisitos da alínea b, entretanto , que sejam referência na comunidade na arte e ofícios exigida para a instrutoria.


Esporte
Workshop do Artesanato de Sobral reúne 300 artesãos

“Qualidade e aperfeiçoamento do produto”

A secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Luiza Lúcia Barreto, abriu na manhã de ontem, d I Workshop do Artesanato, destinado a 300 artesãos autônomos e grupos produtivos de Sobral interessados em ter acesso aos mais novos estudos de tendências e criação de novos produtos, utilizando as diversas tipologias e artefatos que compõem o artesanato. A programação consta de palestras, debates e oficinas, dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Convenções de Sobral.
A programação atende às necessidades atuais de profissionais, instrutores, parceiros, associações da sede e distritos de Sobral. Serão trabalhados os temas “História e cultura do artesanato no Brasil”, “Qualidade e aperfeiçoamento do produto”, “Artesanato -Tendência, Moda e Negócio”. A iniciativa do evento é da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sobral e SEBRAE, em parceria com CEART e Associação dos Artesãos de Sobral.
O município de Sobral dispõe atualmente de uma diversidade de produtos artesanais na sede e nos distritos, confeccionados a partir da palha de carnaúba, madeira, tecelagem, barro, crochê, bordados e ainda inúmeros artefatos expostos em feiras e exposições na cidade e em outras regiões.
O objetivo do Workshop é valorizar e dar maior visibilidade ao artesanato sobralense, criando um diferencial competitivo e conquistando novos mercados.
Inscrições abertas para Workshop de Artesanato: (88) 3614.2555 / 3611.4421


Cidade

SAMU realiza campanha
de combate aos trotes

Os trotes correspondem um total de 55% das ligações feitas para o SAMU.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) realiza, no período de 24 a 28 de agosto, mais uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobralense sobre a gravidade e o prejuízo causado pelos trotes recebidos no SAMU 192. A campanha busca, portanto, educar, orientar e promover uma mudança de hábito na população que utiliza o número do serviço (192) indevidamente. Desde que o SAMU foi implantado em Sobral, em 2005, o trote tem sido uma preocupação constante para os profissionais.
Os trotes correspondem um total de 55% das ligações feitas para o SAMU. No ano de 2008, foram recepcionadas 40 mil ligações, sendo 17 mil trotes. “Essa prática é condenada por colocar a população em risco, pois enquanto alguém está ocupando a linha passando um trote, outras pessoas podem estar necessitando realmente de um atendimento rápido para solucionar seu problema de saúde”, explica a Enfermeira Karina Vasconcelos, da coordenação da campanha.
Segundo o Coordenador do SAMU em Sobral, Dr. Plutarco Parente, os trotes estão sendo classificados em dois tipos: os inconsequentes que ligam para cantar, dizer piadas e palavrões, geralmente, feito por crianças, e aqueles de natureza perigosa, pois resultam no deslocamento das unidades para um atendimento inexistente.
Leia nossas edições anteriores
 
Ceará
Escola Trajano de Medeiros Parabeniza Alunos Nota 10

Estudantes da Escola
Trajano de Medeiros
Promovendo sempre o reconhecimento da aprendizagem, a Escola Trajano de Medeiros homenageou aos alunos que obtiveram nota máxima na Avaliação Externa ocorrida no mês de junho, com o objetivo de avaliar os alunos do 1º ao 5º ano de todo o município de Sobral.
A Avaliação Externa tem grande significado para as Escolas Municipais. Reconhecendo essa importância a Escola Trajano de Medeiros ofertou a esses alunos Nota 10 medalhas de honra ao mérito, que foram entregues por uma representante das mães dos alunos que obtiveram as notas máximas e também pelas mãos da diretora Leuzimirtes Loiola.
Tendo como o objetivo de sempre incentivar o aprendizado e reconhecendo os esforços de cada um, a escola vem a cada dia desenvolvendo junto ao seu grupo escolar estratégias que promovem sempre o avanço escolar.

Desenvolvimento Econômico
Mostra de Tradição Popular do Vale
do Acaraú

Reisado sobralense

Folguedos, artesanato, música, lendas, mitos, brincadeiras populares, artes plásticas, literatura, teatro e medicina popular, fazem parte da programação do “Ao Gosto Popular 2009”, que acontecerá em Sobral, de 26 a 28 de agosto. Participam grupos de toda a zona norte, com apresentações de dança, música, maracatu, capoeira, repente, reisado, brincadeiras populares e oficinas de arte. A realização é do SESC em parceria com a Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral.
A abertura de evento acontecerá às 20h desta quarta-feira, no Boulevard do Arco, com apresentação de repentistas de Santana do Acaraú e Maculelê (Groaíras).
Durante a programação os participantes terão importantes acontecimentos, dentre os quais Encontro de Rezadeiras, Feira de Artesanato, apresentações de capoeira, Brincadeiras Populares, Leitura de cordéis com Léo Medeiros, Violeiros, Sanfoneiro Zé Narciso e os Veteranos do Forró – Autêntico forró pé de serra (Meruoca) – Pça São João.


Prefeitura homenageia Monsenhor Sabino
A Prefeitura de Sobral prestou importante homenagem à memória do sacerdote sobralense monsenhor Sabino Guimarães Loiola, às 20h, dessa terça-feira, por ocasião das comemorações do seu centenário de nascimento. A homenagem feita pelo prefeito Leônidas Cristino, em nome dos sobralenses, constou da aposição de um busto do sacerdote, no Largo de Nossa Senhora do Patrocínio, da qual ele fora vigário durante décadas.
Sabino Guimarães Loiola nasceu no Campo Novo, lugarejo do município de Sobral, próximo de onde surgiu depois Forquilha – hoje cidade – no dia 25 de agosto de 1909.
Era filho do casal de agricultores e criadores Patriolina Guimarães e Diogo Alves de Loiola, neto de Raimundo Alves de Loiola e bisneto do português Diogo Henrique de Siqueira, dois grandes povoadores daquela região.
Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: Luís Edésio Solon


Coordenação: Rui Silva
Edição e Redação: Silveira Rocha
Edição de Arte: Fábio do Nascimento

Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br