Sobral, 22 de março de 2007 - Ano III - Nº 539


Programa Agrinho foi apresentado durante Seminário de Educação Profissionalizante no Meio Rural
Representantes de organizações e entidades participaram do evento

Com a presença dos secretários municipais Osmany Parente (Agricultura e Pecuária) e Júlio César da Costa (Educação), do Secretário adjunto da Agricultura e Pecuária Joaquim Torres, além de representantes de vários municípios da região norte, cerca de 25 representantes de organizações e entidades que trabalham diretamente

com educação profissional no campo estiveram reunidos, na última quarta-feira, dia 21, no Centro de Convenções, durante o Seminário de Educação Profissionalizante no Meio Rural. Na ocasião foi apresentado o “Programa Agrinho” para autoridades dos municípios vizinhos e empresários, na intenção de implantar o projeto na região.
O programa Agrinho é um programa educativo, transformador, capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental, e que visa despertar o interesse pelos temas: meio ambiente, cidadania, saúde e educação. O objetivo do programa é proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes mediante uma ação conjunta entre Escola e Comunidade rural, visando formar cidadãos empenhados na defesa da sociedade e do meio ambiente. Em Sobral, o Agrinho será executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que fará o acompanhamento, a supervisão e a avaliação do programa. Durante o projeto, que poderá ser financiado por empresas através de dedução do Imposto de Renda, haverá treinamento para os professores, que serão capacitados pelo SENAR. A contra-partida do município para o Projeto, que tem custo de 2,00 por aluno, será a mobilização dos professores, oferecendo ainda alimentação e locomoção durante o treinamento.

Renato Aragão
09 a 24/03/07
Av. John Sanford, 1800 - Loja 15 - Junco - (88) 3614.2521

SALA 01
• FILHOS DA ESPERANÇA

Horários: 15h, 18h e 21h

SALA 02
• ROCKY BALBOA

Horários: 15h, 18h e 21h

 

Motociclismo em Sobral

O moto grupo Asas do Asfalto organizou, no período de 12 a 20 de março na Casa da Cultura, a exposição “O Motociclismo em Sobral, do passado ao presente”. Mais de 500 pessoas visitaram a exposição, que serviu de avaliação para um grande evento que será realizado no Centro de Conveções de Sobral: o Encontro Nacional de Motocicletas, que reunirá motociclistas de vários estados Brasileiros.

Teatro Infantil

Nos próximos dias 24 e 25 de março estará em cartaz no teatro São João a peça “A Fada Mazinha”, da Associart/Sobral. O texto tem em sua essência o despertar da imaginação, fazendo se tornar real algumas antigas brincadeiras utilizando materiais que são encontrados na natureza. A dança e as cantigas de cirandas também fazem dessa divertidíssima brincadeira. Horário: 17h. Ingressos: R$3,00 e R$6,00.

Trânsito

“Gostaria os agentes de Trânsito fizessem uma fiscalização na região da Igreja da Saúde, pois lá existem motoqueiros que simplesmente não respeitam o sentido proibido da Rua Dr. Andrade, trafegando em alta velocidade.”

Denis Assis
Centro

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

WebDesign: Laura Farias

Edição e Redação: Ricardo Martins
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Programa Segundo Tempo se
expande em Sobral
Programa já atende 10.000 estudantes em todo o município
Mais 500 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos matriculadas no Ensino Infantil e Fundamental de escolas públicas terão acesso gratuito a aulas de esportes e atividades de lazer, realizadas no contra-turno escolar. A iniciativa integra as ações do programa Segundo Tempo, do Ministério do
Esporte que, além da Prefeitura de Sobral, que já atende 10.000 estudantes em todo o município, agora conta com mais uma instituição parceira - o Sesc Ceará. O programa Segundo Tempo é destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo a inclusão social, o bem-estar físico, saúde e desenvolvimento intelectual e humano. O SESC desenvolverá, três vezes por semana em diferentes turnos, atividades na área de esportes, educação, saúde e cultura. As aulas acontecerão no Sesc Junco e na escola Educar Sesc. A instituição também ficará responsável pela aquisição e entrega de materiais como camisas, tênis e bola, organização, planejamento e desenvolvimento efetivo das atividades. O programa contará ainda com reforço alimentar, além da capacitação de recursos humanos e distribuição de materiais esportivos. O programa visa contemplar crianças e jovens que vivem e estudam em áreas de extrema situação de risco social, bem como aqueles que se encontram hoje fora da escola. O Programa Segundo Tempo, que tem como objetivo propiciar a inclusão social através da prática do esporte é o maior programa esportivo social já implantado em nossa cidade. Mais informações: (88) 3611.3132.
------------------------------------------------------------
Sobral na Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde
Os ministérios da Saúde e Educação lançaram em janeiro de 2007 uma Portaria interministerial dispondo sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e institui a Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde (CNRMS), definindo sua composição e atribuições. Nos dias 09, 10 e 11 de março, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Carlos/SP, durante o III Encontro de Educação Popular em Saúde, foram escolhidos os representantes Preceptores e Residentes para compor a CNRMS. O município de Sobral, que há sete anos desenvolve um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, integra a CNRMS. A participação de Sobral permite o acesso permanente nas discussões das diretrizes nacionais das Residências Multiprofissionais em Saúde. A implantação da CNRMS possui dimensão político–institucional e consolidará o campo da gestão da educação em saúde como estratégia fundamental na busca de alternativas que levem a consolidação do SUS.
Projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura realizará campanha educativa “Que História é Essa?”
A Secretaria da Educação realizou, no último dia 15 de março, o Primeiro Encontro/2007 dos “Amigos da Leitura”, que ocorreu na Biblioteca Lustosa da Costa. Na pauta do encontro, que contou com a participação dos 40 Amigos da Leitura que fazem parte do Projeto, foi discutida a rotina das atividades que serão realizadas pelos amigos em parceria com as escolas municipais. Ainda durante o encontro encaminhamentos foram feitos no sentido de desenvolver a Campanha Educativa “Que História é Essa?”, que será desenvolvida nas escolas municipais. A campanha inclui, entre outras ações, o envolvimento dos alunos em práticas diversificadas de leitura, tais como: roda de leitura, contação de histórias, leitura de livros e mostras literárias.
A campanha visa também a participação dos Amigos da Leitura nas reuniões dos pais com o intuito de sensibilizá-los para a criação de ambientes favoráveis à leitura e a realização de contação de histórias para as famílias. O projeto “Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura” tem como objetivo a formação de crianças e jovens como futuros cidadãos, conscientes da responsabilidade para a construção de uma sociedade com melhor qualidade de vida. O projeto conta com a parceria da Fundação Demócrito Rocha, Selo UNICEF, Governo do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e APRECE, e é uma realização da Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará - APDMCE. Garantir uma melhor relação dos alunos com a sua cultura e origem, valorizar a arte e incentivar a prática da leitura e da escrita são alguns dos objetivos do Projeto.

SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Alinhador de Direção (1 vaga)
Auxiliar de Escritório, em geral (2 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (51 vagas) - Portador de Deficientes
Auxiliar de Linha de Produção (150 vagas)
Baba (2 vaga)
Carpinteiro (2 vagas)
Consultor de Vendas (4 vagas)
Eletricista de Instalações Industrial (1 vaga)
Eletrotécnico (1 vaga)
Empregado Doméstico (2 vagas)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (1 vaga)
Gerente Comercial (1 vaga)
Manicure (1 vaga)
Mecânico de Manutenção de Máquina de Costura (1 vaga)
Montador de Acessórios (1 vaga)
Operador de Caixa (8 vagas)
Operador de Carga e Descarga (1 vaga)
Promotor de Vendas (1 vaga)
Psicólogo Social (1 vaga)
Técnico e Eletromecânica (1 vaga)
Técnico em Secretariado (1 vaga)
Terapeuta Ocupacional (1 vaga)
Vendedor Pracista (6 vagas)

OBS.: EMITIMOS CARTEIRA DE
TRABALHO INFORMATIZADA, DAMOS ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO

Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274