Sobral, 20 de dezembro de 2007 - Ano III - Nº 720


Ações da ViSa preservam a saúde dos sobralenses
Maquete da Obra O Serviço de Vigilância Sanitária (ViSa/Sobral) da Secretaria de Saúde e
Ação Social, numa ação conjunta com o Conselho Regional de Odontologia
(CRO), realizou no mês de novembro a interdição de duas clínicas odontológicas localizadas no Centro da cidade de Sobral.

As clínicas funcionavam sem autorização da vigilância sanitária e não possuíam em seus quadros um profissional habilitado no CRO, o que caracteriza exercício ilegal da profissão. Técnicos da ViSa/Sobral alertam que o maior risco desses estabelecimentos está relacionado à desinfecção e à esterilização inadequadas dos instrumentos e equipamentos, sujeitos a contaminação por agentes infecciosos e à transmissão de doenças como hepatites e HIV. A ViSa/Sobral recomenda a população que verifique a presença do Alvará Sanitário atualizado no consultório odontológico, antes de iniciar um tratamento. O alvará expedido pela ViSa atesta que o estabelecimento foi
vistoriado e liberado, atendendo as condições de higiene necessárias.
Já nos dias 20 e 21 do mês de novembro, técnicos da ViSa/Sobral, em
parceira com uma equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado do Ceará realizaram inspeção sanitária em todos os estabelecimentos registrados em Sobral que fabricam e comercializam produtos saneantes como água sanitária, detergentes, alvejantes, limpa alumínio e desinfetantes. Como saldo da operação, duas fábricas foram interditadas e as demais notificadas para regularizarem os produtos fabricados e comercializados. Segundo a ViSa/Sobral, para serem comercializados, os produtos saneantes devem ser notificados ou registrados no Ministério da Saúde. Os produtos clandestinos vendidos em garrafas de refrigerantes podem possuir ingredientes proibidos, sujeitos a provocar doenças como o câncer.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002
2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007

 

SINE/IDT
Acougueiro (1 vaga)
Atendente de Balcão (2 vagas)
Auxiliar de Cabeleireiro (1 vagas)
Auxiliar de Estética (2 vagas)
Auxiliar de Estetica (2 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (35 vagas) - Portadores de Dediciência
Baba (4 vagas)
Cabeleireiro (6 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Caixa de Loja (1 vaga)
Consultor de Vendas (5 vaga)
Cortador de Roupas (1 vaga)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Costureiro de Máquinas Industrial (2 vaga)
Costureiro em Geral (1 vagas)
Costureiro de Roupas (3 vaga)
Cozinheiro do Serviço Doméstico (1 vaga)
Empregado Doméstico (11 vagas)
Fiscal Rodoviário (2 vaga)
Manicure (8 vagas)
Marceneiro (1 vaga)
Mecânico de Automóvel (1 vaga)
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel (1 vaga)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador a Retro-Escavadeira (2 vaga)
Operador de Telecobrança (1 vaga)
Professor de Ensino Fundamental (2 vagas)
Professor de Nível Superior na Educação Infantil (2 vaga)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Recepcionista de Hotel (1 vaga)
Sapateiro Ortopedico (1 vaga)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Prefeito faz vistoria em obras

Prefeito Leônidas Cristino, acompanhado do secretário da Infra-Estrutura, Irismar Azevedo, esteve visitando, na tarde de ontem, algumas das importantes obras de sua administração, em andamento em nosso município. O Parque Municipal do] Mucambinho, Av. Senador Fernandes Távora, Novo Recanto e a Vila Olimpica Ministro Ciro Gomes foram algumas das obras visitadas pelo prefeito, que não abre mão de, na qualidade de gestor e também engenheiro civil, avaliar a projeção dos serviços, a fim de que os projetos não sejam descaracterizados e descumpridos os prazos previstos pelas empreiteiras.
Recentemente, Leônidas fez o mesmo percurso acompanhado pelo governador Cid Gomes, quando da assinatura da ordem de serviço para a transposição de águas do rio Acaraú para o vizinho município de Forquilha.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Guarda Municipal e parceiras garantem a ordem em evento da Prefeitura
A Guarda Civil Municipal, agora sob o comando do inspetor Jorge Trindade, realizou um trabalho elogiável quando da realização da solenidade de assinatura da ordem de serviço para reforma da Avenida Fernandes Távora, no acesso Leste da cidade.

O evento, que contou com a participação de cerca de 18 mil pessoas, não ofereceu qualquer tipo de desconforto para os participantes, graças à presença maciça da corporação municipal auxiliada pelas polícias Militar e Civil, com a participação do Corpo de Bombeiros. tambll do eventoentes, fizeraconforto para os participantes, graças ao emernandes T
Guardas municipais fizeram o isolamento das ruas e avenidas de acesso ao evento através de portais e detectores de metal. A CTTU – Coordenadoria de Trânsito e Transportes Urbanos, através de seus agentes, fez o controle do tráfego do local, como forma de garantir o correto fluxo de veículos nas imediações do local do evento. A participação das demais corporações se deu com a disponibilidade de homens e viaturas. Equipes do SAMU também se fizeram presentes ao local para atendimento a alguma eventualidade. Ao final, saldo positivo: nenhuma ocorrência mais grave.

__________________________________________________
Prefeitura realiza operações de reparo nos bairros da cidade
A equipe de pequenos reparos da Secretaria da Infra-Estrutura esteve durante o dia de ontem, realizando diversas ações visando solucionar pequenos problemas nas vias periféricas da cidade, atendendo solicitações de moradores. Na oportunidade foram realizadas operações nas ruas
- São Francisco - Cidade José Euclides - Recuperação de Calçamento
- Rua Pará - Sinhá Sabóia - Recuperação de Calçamento
- Rua Adalgisa Sá - Cohab III - Recuperação de Calçamento e
- Rua Belo Horizonte - Alto da Brasília - Desobstrução de Esgoto.
Adolescentes de Sobral opinam sobre Orçamento Municipal
Selo Unicef Município Aprovado Edição 2008, possui um eixo sobre Participação Política e Orçamento Público, que objetiva envolver os adolescentes no debate político do seu município e no acompanhamento do orçamento público municipal. Este tipo de iniciativa condiz também com o princípio da participação popular, ponto alto do novo modelo administrativo de Sobral, que torna o cidadão cada dia mais presente na discussão e formatação de

projetos em favor das comunidades. Em Sobral, desde o dia 21 de novembro, a Coordenação do Ensino Fundamental mobilizou um grupo com 15 adolescentes das escolas municipais para participar de capacitação sobre orçamento público municipal. A iniciativa teve o envolvimento de parceiros, dentre eles a Coordenação Financeira da Secretaria da Educação e Coordenação de Serviços Contábeis da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão, bem como o apoio da primeira dama Lily Cristino.

_____________________________________________________________
Encerradas inscrições do Programa “Educador Rumo à Informática”
Ontem foi o último dia de inscrições para o financiamento de computadores. O programa de financiamento que tem o aval da Prefeitura, através da Secretaria Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, previa a concessão de 100 bônus de R$ 800, para os professores de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em exercício.
Para o ingresso no Programa “EDUCADOR RUMO À INFORMÁTICA”, o professor deve apresentar à Secretaria cópias de documentos de identificação e CPF, comprovante de residência, comprovante de lotação expedido pela escola, cópia do extrato do último pagamento, averbação e documento expedido pela Secretaria da Educação autorizando o financiamento.