Sobral, 14 de dezembro de 2007 - Ano III - Nº 716


Conferência de Juventude reúne hoje jovens de Sobral
Sempre na vanguarda dos projetos e ações voltadas à juventude, Sobral dá mais um passo em seu desenvolvimento social com a realização da II Conferência Municipal de Juventude, neste dia 14 de dezembro, no Centro de Convenções de Sobral, a partir das 7h30min. A Conferência de Juventude será um momento aberto à sociedade,

totalmente dedicado à consolidação da Política Nacional de Juventude, que busca a construção da juventude como uma política de Estado. Estarão presentes mais de 50 entidades não governamentais, governamentais, representantes da sociedade civil nos seus mais diversos setores. Na programação, haverá shows culturais e conferências com Cássia Damiani, representante do Conselho Nacional de Juventude do Ministério do Esporte; Ismênio Bezerra, Assessor Especial de Articulação de Políticas para Juventude, do Governo do Estado do Ceará; Clodoveu arruda, Vice-prefeito de Sobral e Gilvan Paiva, Secretário do Esporte e Juventude do Município. Em Sobral, a proposta da II Conferência Municipal de Juventude é proporcionar à sociedade sobralense a oportunidade de debater questões que afetam direta ou indiretamente o desenvolvimento do município e do País, colocando no centro da discussão as políticas públicas de juventude e fortalecendo mecanismos de articulação e cooperação institucional entre as entidades governamentais situadas em Sobral e destas com a sociedade civil, no âmbito das políticas públicas de juventude. A Conferência de Juventude é uma reivindicação histórica dos jovens brasileiros, e caracteriza-se também como etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, que acontecerão até 30 de abril de 2008, com jovens de todo o país para debater iniciativas públicas direcionadas à população brasileira na faixa etária entre 15 e 29 anos.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002
2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007

 

SINE/IDT
Acougueiro (1 vaga)
Atendente de Balcão (2 vagas)
Auxiliar de Cabeleireiro (1 vagas)
Auxiliar de Estética (2 vagas)
Auxiliar de Estetica (2 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (35 vagas) - Portadores de Dediciência
Baba (4 vagas)
Cabeleireiro (6 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Caixa de Loja (1 vaga)
Consultor de Vendas (5 vaga)
Cortador de Roupas (1 vaga)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Costureiro de Máquinas Industrial (2 vaga)
Costureiro em Geral (1 vagas)
Costureiro de Roupas (3 vaga)
Cozinheiro do Serviço Doméstico (1 vaga)
Empregado Doméstico (11 vagas)
Fiscal Rodoviário (2 vaga)
Manicure (8 vagas)
Marceneiro (1 vaga)
Mecânico de Automóvel (1 vaga)
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel (1 vaga)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador a Retro-Escavadeira (2 vaga)
Operador de Telecobrança (1 vaga)
Professor de Ensino Fundamental (2 vagas)
Professor de Nível Superior na Educação Infantil (2 vaga)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Recepcionista de Hotel (1 vaga)
Sapateiro Ortopedico (1 vaga)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Primeira-dama entrega alimentos

A Primeira-dama Lily Cristino, acompanhada do Papai Noel, entregou ontem, 13/12, ao Centro de Convivência Madre Rosa Gattorno, que atende portadores de HIV/AIDS, duzentos quilos de alimentos não perecíveis arrecadados através de doação junto aos sobralenses que visitam de terça a domingo a Casa do Papai Noel. O presidente da Rede de Solidariedade Positiva de Sobral, Elias Nobre, que coordena o Centro de Convivência, recepcionou os visitantes.

CTTU realiza blitz nos bairros

Com o objetivo de melhorar o trânsito em Sobral, a CTTU está organizando diversas blitz em diferentes bairros da cidade. O primeiro bairro a receber esse benefício foi o Sinhá Sabóia, que contou com toda a equipe da CTTU. O objetivo é diminuir a quantidade de pessoas que teimam em dirigir sem habilitação ou sem o capacete de segurança, colocando em risco a si e outras pessoas. Outros bairros também deverão receber as blitz, de acordo com calendário elaborado pela Secretaria da Segurança e Cidadania.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Educação de Sobral é selecionada pelo Prêmio ODM Brasil 2007
Educação básica de qualidade para todos está entre os objetivos do ODM
Para incentivar ações, programas e projetos que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o Governo Federal criou o Prêmio ODM Brasil, que tem como finalidades incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuem para o alcance desses objetivos. São eles: erradicar a extrema pobreza e a

fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Na versão 2007 foram 1.062 práticas inscritas e 161 selecionadas na primeira etapa. A educação municipal de Sobral está entre as classificadas na primeira etapa, com a temática: Estratégias para Elevação da Proficiência da Língua Portuguesa e Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As etapas posteriores constam de um relatório a ser respondido pela Secretaria da Educação e uma visita de pesquisadores no intuito de investigar o alcance social de nossa experiência educacional. É bom lembrar que na versão do ODM 2005 o município de Sobral foi premiado através do projeto da Secretaria da Saúde.

____________________________________________________
Prefeitura incentiva matrícula na Educação Infantil
Acreditando na importância do desenvolvimento da qualificação do ensino básico e de ações que garantam o atendimento da Educação Infantil, a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Educação disponibiliza vagas para crianças de 04 e 05 anos. A meta para 2008 será a universalização do atendimento para crianças de 4 e 5 anos. Desde novembro iniciou-se um processo de mobilização das escolas para com as famílias, sensibilizando-as sobre a importância da matrícula de seus filhos para que estes possam ingressar na escola e desenvolver suas potencialidades. As famílias deverão procurar as escolas da sua região e matricular seus filhos.
Prefeito Leônidas estará amanhã no Becco para entrega simbólica de prêmio da ONU
O Prefeito Leônidas: avanços na redução da mortalidade infantil
Amanhã, sábado, dia 15/12, o Prefeito Leônidas Cristino, juntamente com a Primeira-dama Lily Cristino e o Secretário Arnaldo Costa Lima (Saúde e Ação Social), estará no Becco do Cotovelo. Na ocasião o Prefeito receberá, simbolicamente, prêmio internacional da ONU, concedido ao Programa Trevo de Quatro Folhas. O Programa social, implantado pela Secretaria da Saúde e Ação Social da Prefeitura de Sobral, conquistou, no dia 08 de dezembro, o primeiro lugar no concurso internacional ‘’Experiências em Inovação Social’’ promovido pela Comissão Econômica para a América Latina

e Caribe (CEPAL), da Organização das Nações Unidas (ONU). O concurso escolheu as melhores práticas sociais da América Latina, em parceria com a Fundação Internacional W.K. Kellogg. O Trevo de Quatro Folhas tem como principal objetivo a redução da morbimortalidade materno-infantil através da reorganização da atenção materno-infantil com garantia do apoio às gestantes, puérperas e crianças em risco clínico e social.Em 2006, o Projeto atendeu 1.148 famílias sobralenses, a um custo de US$ 175,00 anuais/família.
Este não foi o primeiro prêmio conquistado pelo Trevo, que tem em sua história conquistas importantes como: 1º colocado dos Temas Livres (4º Congresso Brasileiro Integrado de Pediatria Ambulatorial), Menção Honrosa (II Mostra Nacional de Saúde da Família), Finalista do Concurso Gestão Pública e Cidadania (Fundação Getúlio Vargas/Fundação Ford/BNDS), Menção Honrosa no Prêmio Bibi Vogel – Município que promove o aleitamento materno (Ministério da Saúde), Prêmio ODM – Brasil– Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Governo Federal e PNUD).

_____________________________________________________________