Sobral, 07 de abril de 2006 - Ano II - Nº 308

Prefeitura Municipal envia missão internacional ao Equador

Sobral produz 110t de tilápia/mês
A Prefeitura Municipal de Sobral enviou uma missão de oito técnicos ao Equador, mas precisamente para a cidade de Guayaquil, com o objetivo de conhecer a cadeia produtiva da tilápia naquele país. O conhecimento dessa cadeia produtiva, uma das mais organizadas do mundo, que exporta filé de tilápia
para os Estados Unidos, permitirá que os técnicos vivenciem uma outra realidade, bem como as novas tecnologias utilizadas no processo de comercialização da tilápia. Essa missão faz parte do projeto do Arranjo Produtivo da Piscicultura na região norte, que é desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária com recursos do Governo Federal. Desse modo, o Prefeito Leônidas Cristino investe em novas ações direcionadas ao desenvolvimento da piscicultura em nosso município. Buscando incentivar a produção no município, a Prefeitura apoiou a realização, no último mês de março, do III Festival da Tilápia, que teve como tema o Arranjo Produtivo Local da Piscicultura.
O município de Sobral, atualmente, explora a criação de peixes em tanques-redes, nos reservatórios municipais, com uma produção de 110 toneladas do produto/mês. A Prefeitura de Sobral já capacitou os produtores em diversas áreas como gestão e associativismo, sistema de cultivo de peixe, produção de alevinos, educação ambiental e beneficiamento de pescado. As ações da Prefeitura na área de piscicultura estão gerando emprego e renda para os pequenos produtores do município, que estão se beneficiando com a realização de capacitação e doação de gaiolas e alevinos.

Renato Aragão
Programação: 07 a 13/04

SALA 01
•UMA COMÉDIA NADA ROMÂNTICA

Censura: 12 ANOS
Horários: 16h; 17h40; 20h20 e 21h

SALA 02
•A TERRA ENCANTADA DE GAYA

Censura: Livre - Horários: 15h e 16h40
•ANJOS DA NOITE - A EVOLUÇÃO
Censura: 16 anos - Horários: 18h40 e 21h

Guarda Municipal

A Guarda Municipal informa que está com um novo site: www.sobral.ce.gov.br/sec/ guarda. A página, com novo formato e designer, disponibiliza inscrições on-line para o I Seminário Regional de Trânsito, que será realizado no dia 20/04, envolvendo vários órgãos públicos. O site disporá ainda de inscrições para os concursos da Guarda Municipal e Agente de Trânsito.

Conferência

A Escola de Saúde Visconde de Sabóia estará promo-vendo, nos dias 10 e 11 de abril, a Conferência “Vivência” e uma Oficina sobre Danças Circulares. A Conferência (200 vagas) será realizada no dia 10, às 19h. Já a Oficina (50 vagas) será realizada nos dias 10 e 11, de 8h às 18h, no salão Vênus do Centro de Convenções. Mais informações através do telefone: 3614-5520.

SAMU - DISQUE 192

Limpeza Urbana

“A Prefeitura de Sobral está fazendo um ótimo trabalho de limpeza em todas as ruas de Sobral. Mas, na minha opinião, seria importante que houvesse uma maior educação, principalmente nas escolas, para que a população se eduque com relação a essa questão.”

Roberto Sousa
Sinhá Sabóia


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Homologadas as inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Sobral
PSF do Sinhá Sabóia mobilizou o bairro
No período de 03 a 7 de abril, a equipe do Programa Saúde da Família do complexo Sinhá Sabóia promoveu uma série de atividades no âmbito da promoção de saúde voltadas

para o combate à tuberculose. Agentes Comunitários de Saúde estiveram realizando, no início da semana, visitas domiciliares para divulgar a mobilização em busca de pessoas com os principais sintomas da tuberculose, conhecidos na área de saúde como sintomáticos respiratórios. Durante o processo de acolhimento nas unidades de saúde foram realizadas atividades educativas, também abordando o tema. Terça-feira, 04, foi denominado o “dia da tosse”, onde a equipe direcionou parte do atendimento à usuários suspeitos de tuberculose para avaliação e solicitação de exames. Pacientes faltosos, comunicantes e usuários em situação de risco também foram avaliados.
O encerramento da mobilização ocorreu com uma passeata pelas ruas do bairro Sinhá Sabóia, e contou com uma efetiva participação de profissionais de saúde, grupos da comunidade carismática, 3ª idade, Tiro de Guerra e alunos das escolas Carlos Jerreisati, Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes e Paulo Aragão. As atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças são práticas comuns para as equipes do Programa Saúde da Família - PSF, que é coordenado pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral.


Fundação de Ação Social promoveu o
I Encontro de Medidas Sócio-Educativas

A Fundação de Ação Social, órgão vinculado à Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, através da Equipe do Programa de Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto, realizou, no dia de ontem, o I Encontro de Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto de Sobral (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade), no auditório da Prefeitura de Sobral, com o objetivo de apresentar suas ações e mobilizar os profissionais da Rede Sócio-Assistencial do Município, visando assim, novas parcerias no processo de socialização do adolescente em conflito com a lei. O programa tem o apoio do Juizado da Infância e da Juventude desta comarca. Já na última quarta-feira 29, a Fundação de Ação Social promoveu reunião de apresentação do Programa Envelhecer com Cidadania, para as entidades que compõem a rede sócio-assistencial do município que tenham interesse a se habilitarem para o gerenciamento de projetos sociais direcionados à pessoa idosa.

A Comédia “As Bondosas” chega ao palco do Teatro São João

SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Agente de Segurança (1 vaga)
Analista de Recursos Humanos (1 vaga)
Apontador de Produção (09 vagas)
Assistente Administrativo (2 vagas
Auxiliar de Linha de Produção (45 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas - Deficientes)
Baba ( 2 vagas)
Borracheiro (2 vagas)
Cabeleireiro (2 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas (11 vagas)
Cozinheiro de Restaurante (1 vaga)
Cozinheiro do Serviço Doméstico (3 vagas)
Dentista (1 vaga)
Eletricista de Rede (6 vagas)
Empregada Doméstica ( 8 vagas)
Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga)
Engenheiro de Produção (2 vagas)
Engenheiro Eletricista (1 vaga)
Impressor (serigrafia) (1 vaga)
Instrutor de Cursos Livres (1 vaga)
Manicure (14 vagas)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Pizzaiolo (l vaga)
Propagandista (2 vagas)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Recepcionista Atendente (2 vagas)
Vendedor Ambulante (2 vagas)
Vendedor de Consórcio ( 8 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor Pracista (17 vagas)

FONTE: SINE/IDT
Fone: (88) 3677.4274

A Comédia “As Bondosas”, de Ueliton Rocon, uma montagem da Cia. de Teatro Lua, de Fortaleza, dirigida por Ueliton Rocon e Mirelle Freitas, com produção local da ASSOCIART, estará se apresentando no palco do Teatro São João nos dias 8 e 9 de Abril. A comédia aborda a existência pelos olhos das três carpideiras, Astúsia, Angústia e Prudência, figuras típicas e, até certo ponto, míticas encontradas ainda hoje em boa parte do sertão nordestino. Mesmo que a figura das carpideiras, bem como das benzedeiras, rezadeiras e parteiras, esteja aos poucos desaparecendo da nossa realidade concreta, permanecerá, porém, ainda durante muito tempo, fixada em nosso imaginário, como uma herança da idade média absorvida pela cultura brasileira, em particular a nordestina, demonstrando a força da nossa religiosidade popular que, se às vezes nos impulsiona à busca de nossa identidade ancestral, outras nos condena à ignorância através de superstições e crenças muitas vezes condicionadoras da nossa miséria social e moral. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias. Perplexas diante das hilárias e incomuns situações com as quais vão se deparando no decorrer do velório, as carpideiras acabam se defrontando com surpreendentes revelações sobre si mesmas. A peça é uma sátira sobre a hipocrisia, sobre a enorme distancia entre o eu social e o eu individual e, consequentemente, sobre a busca da verdade de cada um.